Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã comemora feriado municipal e anuncia que a vila está “pronta para ser cidade” – Autarca

“A Sertã está pronta para ser cidade”, afirmou o Presidente da Câmara durante o discurso da cerimónia comemorativa do feriado municipal, esta quarta-feira, diaa 24 de junho. “Hoje acredito que temos as bases necessárias para concretizar esse desígnio, talvez o mais desafiante do último século! Este é o nosso grande objetivo para o futuro. E o futuro começa hoje”, reforçou José Farinha Nunes numa intervenção em vídeo transmitida pelo Youtube.

- Publicidade -

Em jeito de balanço dos três mandatos à frente do Município, o autarca considera que, com a sua equipa, construíram “nestes últimos 11 anos, um Concelho diferente, inovador, onde existe qualidade de vida e no qual vale a pena investir. “Abandonámos as conceções atávicas do passado e virámos o nosso olhar para lá dos montes que nos circundam. Esses mesmos montes que pareciam barreiras intransponíveis e que, frequentemente, nos negaram o progresso. A Sertã abriu-se ao exterior e tornou-se visível”, sublinhou.

Neste contexto geral, José Farinha Nunes defende que se deve “afirmar a nova visão de cidade para a Sertã. Uma visão que não se resume apenas à vila da Sertã, mas a todo o Concelho. Diria até à região. Esta região merece uma nova cidade. Uma cidade que idealmente comece no extremo norte e se espraie até ao extremo sul (…) da aldeia mais remota à vila mais populosa.”

- Publicidade -

Em fase final de mandato (já não se pode recandidatar por ter atingido o limite de três mandatos), o autarca lançou o desafio a todo o Concelho: “Temos que nos unir! Sejamos capazes de ser ousados e de construir um futuro melhor e mais ambicioso. Um futuro à medida da Sertã.”

“Sertã, a nossa cidade!” é o “desígnio em que deveremos trabalhar e acreditar nos próximos anos”, apelou, acrescentando: “Saibamos interpretar as lições do nosso grande patrono, Nuno Álvares Pereira, cujo dia hoje assinalamos, e não tenhamos medo de arriscar e de lutar por aquilo em que acreditamos. Estou certo de que seremos capazes. Esse deverá ser o nosso dever.”

Foi com esta determinação que José Farinha Nunes interveio num dia de festa no concelho, mas contida devido à pandemia.

Comemorações do Feriado Municipal

Discurso do Senhor Presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes – 24 de Junho de 2020

Publicado por Município da Sertã em Terça-feira, 23 de junho de 2020

Balanço em fase final de mandato

A um ano e poucos meses de terminar o seu terceiro e último mandato, o Presidente da Câmara aproveitou o momento para fazer um balanço mais alargado da gestão municipal dos últimos anos.

Para José Farinha Nunes um momento “decisivo que teve um impacto fortíssimo no desenvolvimento deste Município”, foi a luta encetada há mais de 30 anos, “pela mudança do traçado original de um Itinerário Complementar que, tal como estava, prejudicaria o Concelho e reforçaria o seu isolamento”.

Mais recentemente, a adesão à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo “foi uma decisão ousada, mas pensada, refletindo uma estratégia de afirmação do Concelho num contexto mais amplo como é o da zona Centro do país”. Com esta adesão “a Sertã saiu reforçada”, “ganhou escala” e conquistou “parceiros com poder de influência”, sublinhou.

José Farinha Nunes lembrou os eixos fundamentais da estratégia que se apresentou aos eleitores em 2009, assente na floresta, turismo e energias renováveis.

Onze anos depois “temos agora um Concelho diferente, virado para o futuro e cujo desenvolvimento e progresso é elogiado por investidores e empresários”, realça.

Prova disso foi apresentada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos que colocou a Sertã entre os 20 melhores municípios no ranking da Qualidade da Governação Local em Portugal.

No seu discurso, o Presidente da Câmara lembrou projetos como o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta – “um local de excelência no que se refere à Investigação e Desenvolvimento” –, a transformação do antigo convento de Santo António numa moderna unidade hoteleira de quatro estrelas, a aposta na promoção de produtos endógenos, com destaque para o Maranho, a criação de percursos pedestres, a potenciação da marca “Trízio” enquanto destino de veraneio e desportos náuticos, e o aumento do número de turistas nacionais e estrangeiros, em que a Rota da Estrada Nacional 2 constitui uma fator importante.

Destacou ainda a requalificação dos Paços do Concelho, a reativação do Atelier Túllio Victorino, o apoio às instituições e coletividades, a valorização da figura de Nuno Álvares Pereira, a manutenção do Instituto Vaz Serra e o “sólido e competitivo” tecido empresarial do Concelho.

O Município da Sertã assinala o Feriado Municipal do Concelho neste dia 24 de junho (não por ser dia de S. João, mas porque foi neste dia do ano 1360 que Nuno Álvares Pereira, nasceu em Cernache do Bonjardim), com comemorações marcadas por restrições devido à pandemia.

O dia começou com o hastear da Bandeira no Edifício dos Paços do Concelho da Sertã, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira, e outra junto à imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Seminário das Missões, por ocasião do 25.º aniversário da morte do Padre José Mendes Patrício, com Missa Campal no Largo do Salão Paroquial de Cernache do Bonjardim.

O programa termina à noite com o concerto “Contemporânea Tradição” por Miguel Calhaz, transmitido em direto no Youtube a partir do Clube da Sertã.

 

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome