Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Casos de covid-19 obrigam a encerrar Escola Básica do Cabeçudo e fábrica Viviana

Numa altura em que se registam seis casos ativos de covid-19 no concelho da Sertã, a Escola Básica do Cabeçudo e a fábrica de confeções Viviana, em Cernache do Bonjardim, estão encerradas devido à identificação de casos positivos. Trata-se de uma família em que a mãe trabalha naquela unidade fabril e o filho estuda no 2º ano daquela escola.

- Publicidade -

José Carlos Fernandes, diretor do Agrupamento de Escolas da Sertã, confirmou ao mediotejo.net que, quer a escola básica, quer o jardim de infância do Cabeçudo, vão manter-se encerradas pelo menos até segunda feira, dia 7 de junho. No dia 31 de maio foram feitos testes rápidos aos alunos, professores e assistentes operacionais não tendo sido detetados casos positivos.

No entanto, tendo em conta que “são testes que têm as suas limitações em termos de rigor”, e por uma questão de precaução, os alunos vão permanecer em casa até dia 7, altura em que será feita nova ronda de testes. Depois disso, a Delegada de Saúde decidirá pelo sim ou não à retoma das atividades letivas.

- Publicidade -

O diretor do Agrupamento explica que as crianças são transportadas diariamente numa carrinha de nove lugares entre as suas casas e a escola, pelo que há probabilidade de contágio durante a viagem. São 24 alunos do 1º ciclo e 11 crianças no jardim de infância.

Em Cernache do Bonjardim, na fábrica de confeções Viviana, onde trabalham cerca de 80 pessoas, sobretudo mulheres, ainda não há data para o reinício da laboração.

A empresa interrompeu a sua atividade quando foram detetados os primeiros casos, três até ao momento, dois no fim de semana e mais um na segunda feira.

Todas as funcionárias estão a ser submetidas a testes e só após os resultados se tomará uma decisão quanto à reabertura da fábrica.

Otimista, a presidente da União de Freguesias, Filomena Bernardo, está a acompanhar de perto a situação e confia em S. Nuno de Santa Maria para que tudo termine da melhor maneira. 

Segundo a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, há nesta altura seis casos positivos de Covid-19 no concelho da Sertã. Desde o início da pandemia, somam-se 687 casos confirmados, 672 recuperados e nove óbitos.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome