- Publicidade -
Segunda-feira, Janeiro 24, 2022
- Publicidade -

Sertã | Câmara e Proteção Civil preocupadas com “aumento significativo” de casos covid

Numa semana em que os números de casos ativos de Covid-19 ultrapassou a centena no concelho da Sertã, a Comissão Municipal da Proteção Civil reuniu e emitiu um comunicado no qual manifesta a sua preocupação face ao “aumento significativo” de casos nos últimos dias.

- Publicidade -

- Publicidade -

Para dar o exemplo à comunidade, a Câmara decidiu cancelar e reagendar para data posterior o concerto de Bruno Pernadas que estava previsto para este sábado, dia 27, na Casa da Cultura da Sertã. O espetáculo marcaria o arranque do “programa de intervenção artística “Fôlego” que passaria pelos Municípios de Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

No comunicado, a Comissão Municipal da Proteção Civil recomenda a não realização e reagendamento de espetáculos em espaços fechados com público, promovidos, apoiados e licenciados pela Câmara Municipal da Sertã.

- Publicidade -

ÁUDIO | Presidente da CM Sertã sobre a situação da pandemia no concelho:

Aliás, durante esta semana, a autarquia contactou algumas entidades que têm eventos previstos para este e o próximo fim de semana no sentido de cancelarem ou reanalisarem as condições dos mesmos, sobretudo se se tratarem de eventos que envolvam um grande número de pessoas, conforme explicou o Presidente da Câmara na reunião do dia 26.

- Publicidade -

Na reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil participaram, entre outros, Manuela Vaz, Delegada de Saúde Pública do ACESPIS, Vasco Couceiro, médico de Saúde Pública do ACESPIS, Helena Lucas, do Instituto de Segurança Social, dos Comandantes das Corporações de Bombeiros Voluntários do Concelho, de Manuel Dias, representante das Juntas de Freguesia, e da Vereadora Cristina Nunes, responsável pelo Pelouro da Proteção Civil.

Além da recomendação para que sejam suspensos e reagendados os próximos eventos com público em recinto fechado, a Comissão recomenda que se evitem ajuntamentos, momentos sociais ou almoços-convívio e restringir saídas ao estritamente necessário. A suspensão de saídas lúdicas de idosos de lares e centros de dia é também preconizado.

Foi reativado o Plano de Contingência Covid-19 – Mercados e Feiras, com o objetivo de reforçar as medidas de segurança no interior dos Mercados Municipais do concelho, concretamente na redução da lotação dos espaços e manutenção do distanciamento físico.

A Comissão Municipal da Proteção Civil lembra ainda que sempre que surjam sintomas sugestivos de síndrome de Gripe ou Covid-19, as pessoas deverão reduzir os seus momentos sociais e dirigir-se ao Centro de Saúde (Serviço de Atendimento Permanente) para realizar teste rápido à Covid19. Além disso, reforça o apelo para o cumprimento das medidas recomendadas de segurança.

“A prevenção começa em cada um de nós: mantenha o distanciamento físico, use máscara, cumpra a etiqueta respiratória e lave/desinfete frequentemente as mãos”, apela.

Os últimos dados da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, datados do dia 26, apontam para o registo de 96 casos ativos de Covid-19 no concelho da Sertã, o que representa uma ligeira descida.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome