Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | “Café de Ciência” debate os habitantes selvagens do nosso território

Decorre esta terça-feira, dia 2 de maio, na Sertã, mais uma edição do “Café de Ciência”. “Habitantes selvagens do nosso território” é a temática desta sessão que será dinamizada por Carlos Fonseca, Investigador e Professor Associado com Agregação do Departamento de Biologia e CESAM da Universidade de Aveiro.

- Publicidade -

Desconhecidos por uma grande maioria das pessoas que habita o território do Pinhal Interior, os animais selvagens desta região têm aumentado, não só em termos de número como em área de distribuição. As causas são diversas, destacando-se o gradual abandono das terras agrícolas dando lugar a áreas de matos e floresta, mais propícias a animais de médio e grande porte, como é o caso do javali, dos cervídeos, entre outros.

Odiados por uns, adorados por outros, o fundamental é difundir o que se sabe sobre estes animais, de modo a que possam ser devidamente protegidos, geridos e usufruídos por quem cá vive e por quem visita este território único.

- Publicidade -

Carlos Fonseca é o Diretor do Mestrado em ecologia Aplicada e coordenador da Unidade de Vida Selvagem, onde se estudam questões relacionadas com a gestão e conservação dos recursos silvestres em Portugal, noutros países europeus, no Brasil, Bolívia, Cabo Verde e Moçambique. Esteve envolvido, desde o primeiro dia, no processo de reintrodução de veados e corços na Serra da Lousã, um dos projectos de conservação e gestão de fauna silvestre mais relevante e emblemático de Portugal.

Com participação gratuita, os “Cafés de Ciência” decorrem habitualmente na última terça-feira de cada mês (até ao final do ano), das 18 às 19 horas, à exceção de maio, nas instalações do SerQ, na Zona Industrial da Sertã.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -