Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | ‘Café com Ciência’ aborda a história dos medicamentos no dia 25

“A História fascinante dos medicamentos: dos manipulados às especialidades farmacêuticas” será o tema da próxima edição dos “Cafés com Ciência”, que terá lugar no dia 25 de setembro, às 18 horas, no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Sertã. O orador da sessão será João Rui Pita, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

- Publicidade -

Em nota de imprensa, a organização refere que se abordará desde “a preparação de produtos para a cura de doenças” enquanto “uma prática multimilenar” onde “o homem preparava mezinhas para curar os seus males” algo que marca o ponto de partida da história dos medicamentos como hoje os conhecemos.

A industrialização dos medicamentos no último século e meio também vai fazer parte desta conversa que decorrerá no auditório do SerQ, a par da guerrilha entre produtos à base de químicos e produtos naturais neste último século.

- Publicidade -

“No último século, os produtos químicos tornaram-se rivais dos produtos naturais e, gradualmente, ganharam lugar aos produtos naturais. A produção unitária ou em pequena escala deu lugar à produção em série. As boticas transformaram-se gradualmente em farmácias e as indústrias farmacêuticas foram tomando o lugar das farmácias na produção dos medicamentos”, pode ler-se na mesma informação.

O orador desta sessão é Doutorado e Agregado em Farmácia pela Universidade de Coimbra e docente na Faculdade de Farmácia da UC, e é investigador e Coordenador Científico do Grupo de História e Sociologia da Ciência do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra-CEIS20.

João Rui Pita tem lecionado disciplinas da área da história da farmácia, sociologia farmacêutica, ética, legislação e organização farmacêutica. É também membro da Academia Internacional de História da Farmácia e autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e obras coletivas em Portugal e no estrangeiro.

Recorde-se que os “Cafés com Ciência” são conversas informais sobre ciência, com entrada gratuita, abertas à comunidade em geral e para todas as idades, promovidas pelo SerQ em parceria com o Município da Sertã e o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra.

As sessões decorrem habitualmente na última terça-feira de cada mês, das 18 às 19 horas, nas instalações do SerQ, na Zona Industrial da Sertã.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome