Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sertã | Bombeiros de Cernache do Bonjardim agradecem apoio popular no combate

Os Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, agradeceram hoje o apoio da população no combate aos fogos recentes na região Centro, que provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos.

- Publicidade -

“Agradecemos vigorosamente à população o comprometimento no combate às chamas e que, na impossibilidade do nosso auxílio, defendeu com grande coragem pessoas e bens. A todos vós o nosso bem-haja, pois mostraram a força, a raça, a coragem e determinação das nossas gentes”, lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

Os bombeiros agradecem prestam o “mais reconhecimento a todos os que contribuíram para debelar a trágica situação” que se viveu nos últimos dias.

- Publicidade -

“Em primeiro lugar aos nossos Bombeiros do Quadro Ativo, Quadro de Reserva e Quadro de Honra, que, depois de mais de 24 horas de combate às chamas no inferno que se viveu em Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, se viram confrontados com semelhante inferno na sua terra e que corresponderam de forma heroica e abnegada com os parcos meios de que dispunham”, refere a corporação de Cernache do Bonjardim.

Os bombeiros destacam que estavam “completamente sozinhos nas primeiras horas deste incêndio, dado o empenhamento noutros teatros de operações” de outras associações de bombeiros vizinhas.

“Aos Grupos de Reforço que aqui ocorreram de todo o país e da vizinha Espanha, o nosso muito obrigado pelo trabalho fundamental que aqui realizaram para a resolução desta situação, nomeadamente Santarém, Guarda, Lisboa e Beja, à UME (Unidad Militar de Emergencias) proveniente de Madrid e Leon e aos colegas do nosso Distrito que aqui realizaram um trabalho extraordinário”, referem no comunicado.

Os bombeiros agradecem ainda à “população que ocorreu de forma massiva ao Quartel e ao Centro Paroquial com bens alimentares, sumos, água e gelo e trabalhando na confeção de refeições e na receção dos donativos.

Os bombeiros de Cernache prestam também agradecimentos aos locais de Oeiras e Coimbra, que ali fizeram chegar bens, e manifestam gratidão aos apoios das câmaras da Sertã, Vila de Rei, Mação, Oleiros e Castelo Branco pela disponibilização das suas máquinas de rasto, bem como à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e à Guarda Nacional Republicana (GNR.)

Elogiam, por fim, o Agrupamento de Escuteiros 721 de Cernache do Bonjardim, Paróquia de Cernache do Bonjardim, Junta de Freguesia do Castelo, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Câmara Municipal da Sertã e à Rádio Condestável.

Os dois grandes incêndios que deflagraram há uma semana, nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis obrigaram à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios consumiram cerca de 53 mil hectares de floresta (o equivalente a 53 mil campos de futebol) e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here