Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Bloco questiona Comissão Europeia sobre poluição nas ribeiras da vila

Os eurodeputados do Bloco de Esquerda José Gusmão e Marisa Matias apresentaram à Comissão Europeia uma pergunta sobre a poluição nos cursos de água da Sertã.

- Publicidade -

“Descargas poluentes e águas contaminadas na Sertã: até quando?” é a forma como o tema é identificado no documento.

Segundo os bloquistas, “a poluição nos cursos de água da vila da Sertã é um problema antigo e sem solução à vista. A situação foi já denunciada várias vezes pelo Bloco de Esquerda, nomeadamente com as descargas na Ribeira Grande e na Ribeira do Amioso em 2018 e em 2020, altura em que as águas corriam totalmente turvas e com um forte tom acastanhado”.

- Publicidade -

Nessa altura, o Governo português respondeu que “os sistemas elevatórios não têm capacidade para elevar todo o caudal que é rececionado”. Já em maio deste ano, a poluição expressou-se em manchas de espuma e gordura com forte odor, problema que levou o executivo da Sertã a confirmar ter conhecimento das descargas poluentes. A equipa do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA/GNR) tomou conta das ocorrências.

“Este é um problema ambiental recorrente e do conhecimento do Governo, que responde que “a conceção, implantação e gestão das redes em baixa é da competência do município da Sertã””, lembra o BE no texto da pergunta. Na aplicação da Diretiva Quadro da Água, questiona o BE “o que fará a Comissão para instar o Governo português a resolver ou fazer resolver esta situação em vez de a protelar, desresponsabilizando-se e permitindo que um curso de água continue a ser afetado?”

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome