Estava prevista a deslocação da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, nesta sexta feira, dia 27, à vila da Sertã, para presidir à cerimónia de apresentação do projecto F4F – Forest For Future, na Casa da Cultura. No entanto, devido à marcação de um Conselho de Ministros para aquela data, a sessão foi adiada para data a anunciar oportunamente.
Estariam também presentes a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, assim como representantes dos parceiros do projeto.
O F4F – Forest For Future incide em tecnologias inovadoras que permitam aumentar a cadeia de valor da fileira florestal, com particular ênfase na fileira do pinho, baseando-se em quatro pilares fundamentais: “Plantas e Viveiros”, “Gestão Florestal”, “Indústria” e “Floresta multiusos”.
O consórcio deste projeto é composto por entidades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (universidades, politécnicos e unidades de investigação) em cooperação com agentes de interface (associações, centros tecnológicos, autoridades públicas, empresas e representantes da sociedade).
Na cerimónia estavam previstas as intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, Presidente da Direção do SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta da Sertã, Paulo Farinha Luís e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno. Depois da apresentação do projeto F4F pelo coordenador Alfredo Dias, encerra a sessão a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.