Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã: “Aprender a ser saudável” nas escolas do concelho

Chama-se “Aprender a ser saudável” e é um projeto promovido pelo município da Sertã e desenvolvido pela Associação Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, na área da Educação para a Saúde, com a colaboração da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde da Sertã.

- Publicidade -

Este é o segundo ano em que o projeto está no terreno: no ano letivo 2014/2015, o projeto foi implementado, numa ótica experimental, na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Castelo, a que se juntou, neste ano letivo, a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Cumeada.

O projeto teve início com uma sessão para alunos e professores, em que foi explicado o que acontece quando comem doces, quando não escovam os dentes ou não os escovam convenientemente, assim como a importância de ter uma alimentação saudável, a importância de ter dentes saudáveis (para além da estética, evita uma série de doenças ligadas à garganta, esófago, estômago, podendo também perturbar a aquisição e desenvolvimento da fala).

- Publicidade -

A prevenção é a base primordial do projeto e, nesse sentido, serão implementadas, ao longo do ano, ações complementares à escovagem dentária, como sendo ações de sensibilização para a saúde oral e alimentação saudável, ações de controlo da placa bacteriana e escovagem acompanhada. O principal objetivo prende-se essencialmente com a melhoria da higiene oral das crianças, através da interiorização de conceitos básicos sobre cárie dentária e patologias associadas, regras básicas sobre a escovagem dos dentes e a sua realização diária, bem como a higienização de toda a cavidade oral e benefícios de uma alimentação saudável.

A implementação do “Aprender a ser saudável” surge como complemento dos programas “Regime de Fruta e Hortícolas Escolar” e “Heróis da Fruta”, que almejam a redução da obesidade infantil e doenças associadas, como a diabetes e o colesterol.

Para José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, “a prevenção assume uma relevância cada vez maior patente na preocupação em incutir hábitos saudáveis às crianças desde cedo. Previne-se hoje para evitarmos problemas amanhã”.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome