- Publicidade -
Sábado, Dezembro 4, 2021
- Publicidade -

Sertã | Antiga primeira-ministra de São Tomé e Príncipe recebida na Câmara

A antiga primeira-ministra de São Tomé e Príncipe Maria das Neves de Sousa, atualmente administradora suplente de São Tomé e Príncipe e Nigéria no Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e deputada do Grupo Parlamentar do MLSTP/PSD, foi recebido nos Paços do Concelho da Sertã no dia 25 de maio.

- Publicidade -

O presidente da Câmara Municipal mostrou-se bastante satisfeito pela visita de Maria das Neves de Sousa e da sua comitiva, considerando-a “profícua em troca de experiências e estreitamento dos laços que unem a Sertã e São Tomé e Príncipe.”

José Farinha Nunes lembrou que a autarquia sertaginense mantém há vários anos protocolos de colaboração com o Município de Caué, que permitem que alunos são-tomenses estudem em estabelecimentos escolares do concelho da Sertã, nomeadamente na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã e no Instituto Vaz Serra em Cernache do Bonjardim.

- Publicidade -

A receção incluiu ainda um encontro com os diretores dos estabelecimentos de ensino do concelho da Sertã que acolhem estudantes são-tomenses. Estiveram presentes Ana Delgado e António Simões, adjuntos do Presidente da Câmara, Teresa Relvas e José Nunes, respetivamente diretora e docente da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, e António Lagoa e Sónia Gama, respetivamente diretor e diretora-adjunta do Instituto Vaz Serra.

A reunião foi rica em troca de experiências e contributos no sentido de aprimorar e agilizar questões ligadas à vinda de estudantes de São Tomé e Príncipe, com vista a tornar o processo mais rápido, facilitando a integração dos alunos e propiciando o seu sucesso escolar. A visita ao concelho da Sertã culminou num encontro de Maria das Neves, na Casa da Cultura da Sertã, com alunos e com a Diáspora São-Tomense da Sertã.

Candidata às eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe de julho próximo, Maria das Neves Ceita Batista de Sousa é Doutorada em Ciências Sociais na Especialidade de Desenvolvimento Socioeconómico pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) de Portugal.

É professora na Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe, presidente da Organização das Mulheres de São Tomé e Príncipe/Mulheres Sociais-democratas, Membro do Conselho de Política Científica da CPLP e Membro da Associação Lusófona de Economia (ALECON). Foi primeira-ministra de São Tomé e Príncipe de outubro de 2002 a setembro de 2004.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome