Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sertã | Alunos e professores da Academia Sénior à descoberta de Coimbra

Um grupo de 80 alunos e professores da Academia Sénior da Sertã rumou até Coimbra para visitar alguns dos mais emblemáticos locais da cidade do conhecimento. A visita, prevista no Plano de Atividades para o ano letivo 2016-2017, decorreu no dia 29 e outubro e teve início no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, onde os participantes puderam assistir ao filme “Seleção Natural” na sala de cinema Hemispherium.  Neste local, as obras são projetadas a 360 graus num teto em formato de cúpula.

- Publicidade -

A passagem pelo Exploratório incluiu ainda a visita à exposição “Em Forma com a Ciência”, que retrata os vários sistemas do corpo humano, as suas funções e morfologias, através de um conjunto de experiências participativas. O almoço teve lugar na cantina azul da Universidade de Coimbra, onde a comitiva da Academia Sénior da Sertã foi recebida com uma atuação surpresa da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico. O momento foi particularmente marcante, uma vez que um dos vocalistas da Tuna é sertaginense.

A descoberta da mais antiga Universidade portuguesa e uma das mais antigas do mundo incluiu a inevitável visita à Biblioteca Joanina. Neste espaço, os participantes puderam visitar a Sala dos Grandes Atos, a Sala do Exame Privado e a Sala das Armas, que alberga as armas (alabardas) da extinta Guarda Real Académica, que tinha como função a guarda da Universidade.

- Publicidade -

Os visitantes terminaram a produtiva jornada no Mosteiro de Santa Clara-a- Velha, onde puderam desfrutar, não apenas da visita à ruína, de indiscutível valor arquitetónico e artístico, mas também do Centro Interpretativo, com funções museológicas.

Tendo como objetivos a promoção do envelhecimento ativo, a valorização da população sénior e a preservação da sua qualidade de vida, a Academia Sénior da Sertã nasceu em Outubro de 2010.

Promovida pela Câmara Municipal da Sertã em estreita parceria com o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal, conta com 140 alunos distribuídos pelas 22 disciplinas, lecionadas unicamente por professores voluntários.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -