- Publicidade -
Domingo, Dezembro 5, 2021
- Publicidade -

Sertã | Algas na alimentação humana é tema do ‘Café com Ciência’

“Algas na alimentação humana – dos gelados aos antivirais” dará o mote para a próxima edição dos “Cafés com Ciência”, que se realiza esta terça-feira, dia 28 de agosto, às 18h00, no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Sertã. A sessão será dinamizada pelo especialista Leonel Pereira, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra.

- Publicidade -

Pobres em gorduras, as algas marinhas possuem polissacarídeos que se comportam, na sua grande maioria, como fibras sem valor calórico e parecem ser, por isso, a melhor forma de corrigir as carências nutricionais da alimentação atual sentidas a nível mundial (nos países desenvolvidos, emergentes e/ou subdesenvolvidos), devido ao seu variado leque de constituintes essenciais — minerais (ferro e cálcio), proteínas (com todos os aminoácidos essenciais), vitaminas e fibras — nutrientes absolutamente necessários para o metabolismo primário humano, lê-se na nota informativa enviada à imprensa.

Assim, a sessão permitirá uma viagem pela costa portuguesa no sentido de avaliar e descobrir quais os tipos de algas que podem ser utilizadas na alimentação e até receitas onde poderão ser ingrediente-chave. Prevê-se ainda abordagem do orador Leonel Pereira sobre a colheita e o cultivo de algas, assim como a sua utilização na indústria alimentar e na indústria farmacêutica.

- Publicidade -

Leonel Pereira é Licenciado em Biologia (ramo Científico) e Doutorado em Biologia (especialidade Biologia Celular), pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde é atualmente professor. É investigador no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Autor de mais de 20 livros e capítulos de livros, é editor de quatro obras publicadas por editoras internacionais, e proferiu mais de uma centena de palestras e comunicações orais em diversos eventos científicos nacionais e internacionais, pode ler-se na mesma informação.

Recorde-se que os “Cafés com Ciência” são conversas informais sobre ciência, abertas a todas as idades, promovidas pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra.

Trata-se de um conjunto de sessões com participação gratuita, que decorrem na última terça-feira de cada mês, das 18 às 19 horas, nas instalações do SerQ, na Zona Industrial da Sertã.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome