- Publicidade -

Sexta-feira, Janeiro 21, 2022
- Publicidade -

Sertã | Adiado concerto “FUS and Friends” dos 191 anos da Filarmónica

Fundada a 1 de dezembro de 1830, a Filarmónica União Sertaginense (FUS) comemora nesta altura o seu 191.º aniversário, num período marcado pelo agravamento da pandemia e que vai afetar as atividades programadas. Do programa das comemorações o destaque iria para o concerto “FUS and Friends”, previsto para o dia 4 de dezembro na Casa da Cultura da Sertã, mas que foi cancelado devido ao aumento de casos de Covid-19 no concelho.

- Publicidade -

Para além da anfitriã Orquestra de Sopros da FUS, estariam em palco diversos artistas ligados à música e ao teatro: Miguel Calhaz, Marco Figueiredo, Rui Martins, Pedro Martins, Paloma Del Pillar, Joaquim Nascimento, o Coro do Conservatório de Música de Coimbra do Pólo da Sertã, a A.Com.Te.Ser – A Companhia Teatral da Sertã e convidados surpresa.

Com direção artística do Maestro Vitor Feitor, o concerto seria o ponto alto das comemorações do 191.º aniversário da Filarmónica União Sertaginense naquilo que prometia ser um espetáculo memorável, mas que tem de ser reagendado para uma altura em que as condições pandémicas o permitam.

- Publicidade -

“A Direção da FUS está atenta e preocupada à evolução dos casos que estão a surgir no nosso concelho e país. Iremos tomar todas as orientações que foram transmitidas pelo Gabinete de Proteção Civil e pela Direção Geral de Saúde. Para tal, irão ser canceladas/adiadas as seguintes atividades previstas para o mês de dezembro (Comemoração do 191º Aniversário da FUS e Concerto FUS and Friends)”, anuncia a filarmónica que promete renovar as “assim que a DGS e o Gabinete de Proteção Civil as permitam”.

As comemorações do aniversário deveriam começar a 1 de dezembro, com o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, na Sertã, e depois na sede da Filarmónica aniversariante. De seguida estava prevista a Romagem ao Cemitério para a homenagem aos sócios e músicos falecidos, a arruada pelas ruas da vila e o almoço convívio na sede da coletividade. Foram também cancelados o Batismo de Novos Executantes o “FUS Talent” e o lanche convívio altura em que seriam cantados os “Parabéns”.

- Publicidade -

A Filarmónica União Sertaginense é uma coletividade essencialmente vocacionada para o ensino e divulgação da música que, ao longo da sua existência, tem procurado estabelecer uma simbiose entre as sucessivas gerações. Assume-se, atualmente, como uma das maiores e mais expressivas associações culturais do concelho, fruto da persistência dos seus dirigentes, da dedicação dos seus executantes e da generosidade dos seus associados.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome