Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Academia Sénior iniciou ano letivo com 180 alunos

No dia 1 de outubro começou mais um ano letivo na Academia Sénior da Sertã, este ano com 180 alunos matriculados, distribuídos por 29 disciplinas que vão desde artesanato, Informática, línguas ou história.

- Publicidade -

No primeiro dia do novo ano lectivo, os alunos da Academia Sénior da Sertã participaram em atividades dinamizadas pela APPACDM (Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) da Sertã dedicadas ao dia do Coração. Assim, a disciplina de Atividade Física proporcionou uma sessão de respiração e nas disciplinas de “Cozinhar com Emoção” e “Alimentos Funcionais” foram confeccionadas refeições saudáveis.

As aulas da Academia Sénior da Sertã decorrem na antiga Escola Primária de Santo António, na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, na Escola Secundária da Sertã, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, no Pavilhão Desportivo Municipal, no Ginásio da APPACDM da Sertã e no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Sertã.

- Publicidade -

As disciplinas que os séniores podem frequentar são: Academia a Rufar, Agulha e Linha, Alemão, Alimentos Funcionais, Atividade Física, Aulas Avulsas, Bordado de Castelo Branco, Bordado Clássico, Cerâmica, Cidadania, Cozinhar com Emoção, Dança, Francês, História Local e Regional, História Universal, Hora UCC, Informática, Informática c/PC Próprio, Inglês (Iniciação), Inglês (Continuação), Ioga, Música, Pintura em Tecido, Pintura em Porcelana, Pergamano, Temáticas Sociais, Respiração, Valorização do Património Cultural e Imaterial da Sertã, e Zumba com Carinho.

A Academia Sénior da Sertã surgiu em outubro de 2010, fruto de parceria entre a Câmara Municipal e o CCD – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã. Pretende ser um espaço de ensino não formal, através da criação, dinamização e organização regular de atividades de aprendizagem, culturais, recreativas e de convívio para e com a população sénior do concelho, fomentando o voluntariado social.

A apresentação pública do ano letivo 2019-2020 teve lugar na Casa da Cultura da Sertã, no dia 27 de setembro, onde foram recebidos novos e antigos alunos e apresentados os professores, que exercem a função em regime de voluntariado. Aquela sessão incluiu a apresentação dos horários das disciplinas e das temáticas a abordar ao longo do ano letivo.

Foram ainda homenageados, de forma simbólica, os alunos que concluíram cinco anos de frequência na Academia, os quais receberam um certificado pela entrega e pela partilha dedicadas ao projeto.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome