Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | 250 figurantes em recriação histórica na Romaria a São Nuno de Santa Maria (c/fotos)

“Viva D. Nuno! Viva o povo! Viva Portugal!”. Foi isto que mais se ouviu pelas ruas da vila de Cernarche do Bonjardim, na Sertã, na tarde deste sábado, 29 de abril, durante um momento muito especial: a recriação histórica da Romaria a São Nuno de Santa Maria. Uma encenação que partiu do Instituto Vaz Serra e que contou com a participação de 250 figurantes, entre muitas crianças e jovens, vestidos a rigor, até ao local de nascimento de São Nuno de Santa Maria, nas traseiras do Seminário das Missões.

- Publicidade -

O presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim Nesperal e Palhais (UFCBNP), Mário Barata Simões disse ao mediotejo.net que a recriação histórica de Dom Nun’ Álvares Pereira começou, pelas 14horas, na capela de Nossa Sra. dos Remédios, Cruzeiro do Outeiro da Alagoa, Igreja do Nesperal e acabando no Seminário das Missões, em Cernarche do Bonjardim. “Tivemos muitos alunos da escola, do colégio e ainda muita gente a assistir a esta evocação do nome de Nun’ Alvares Pereira. Foi mais uma romaria com história e que vai ficar para a história”, considerou o autarca.

Cortejo histórico dividiu-se em quatro momentos, terminando no Seminário das Missões em Cernache do Bonjardim Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

De salientar a grande dinâmica económica desta romaria, com a presença de cerca de 40 stands com produtos turísticos e da gastronomia sertaginense. Telma Santos, dos Talhos Casel, estava a dar a provar, a quem passava, iguarias como maranhos da Sertã, farinheira de caril, morcela, paio de lombo ou bucho recheado. “Somos uma empresa pequena, com talho na Sertã, que faz os seus próprios produtos. O nosso é o Dom Maranho da Sertã, uma especialidade com a qual já ganhámos três prémios”, indicou. De Casal Madalena, veio Gracinda António com o seu mel. “O nosso mel é especial, com rosmaninho”, convida.

Telma Santos deu a provar, gratuitamente, especialidades gastronómicas da Sertã como maranhos ou bucho recheado Foto: mediotejo.net

 

Barraquinhas mostraram produtos típicos e gastronomia da região Foto: mediotejo.net

Na manhã deste sábado,  já tinha decorrido uma cerimónia em homenagem a Nuno Álvares Pereira, junto à sua estátua, em Cernache do Bonjardim, vivendo os presentes outro momento muito especial: o descerramento do busto de Diamantino Calado Pina, presidente da UFCBNP, falecido a 29 de junho de 2016.

Busto de Diamantino Calado Pina Foto: mediotejo.net

Recorde-se que São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável que nasceu nesta vila em 1360, foi canonizado a 26 de abril de 2009, em Roma, na presença do Papa Bento XVI. A Romaria a São Nuno de Santa Maria é já uma tradição nesta vila.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome