Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Semana Santa em Ourém: uma tradição que perdura no tempo

Até este domingo, dia 27 de março, a Vila Medieval de Ourém volta a ser palco de um conjunto de cerimónias que têm o seu ponto alto na encenação da Paixão e Morte de Cristo.

- Publicidade -

Esta sexta Sexta-Feira Santa, pelas 15h00, cerca de 100 figurantes dão corpo à recriação do último dia da vida terrena de Jesus Cristo, personificado, mais uma vez, por António Gonçalves. Uma tradição que se repete desde 1999 e que é já referência da vivência religiosa e também ex-líbris turístico da região.

Quando conjugadas com este cenário de ruas estreitas, que se cruzam e ajudam a criar o cenário ideal, também as celebrações da Semana Santa ganham um cariz especial, transportando o público até Jerusalém, e às ruas onde Jesus passou carregando a cruz.

- Publicidade -

Promovida pela autarquia, a Via-Sacra é um dos pontos altos das atividades culturais ourienses e uma das recriações mais bem conseguidas a nível nacional. Milhares de pessoas assistem anualmente a esta emotiva cerimónia.

Hoje, Sexta-feira Santa, as celebrações começaram às 9:00 com o Canto de Laudes, continuando às 15:00 com a Via-Sacra ao Vivo e procissão do Senhor Morto, Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Distribuição da Sagrada Comunhão. No Sábado Santo, 26 de março, as atividades iniciam-se também às 9h com o Canto de Laudes, tendo continuação às 22h com a Celebração da Solene Vigília Pascal.

Por fim, no Domingo de Páscoa, 27 de março, o fim das celebrações decorre a partir das 11h com a Celebração Pascal seguida de procissão do Senhor Ressuscitado, com a presença de todas as confrarias ou comissões das igrejas da Paróquia de N.ª Sr.ª das Misericórdias e acompanhada pela Filarmónica Ouriense.

A Semana Santa em Ourém é uma organização conjunta entre o município de Ourém, OurémViva, Paróquia e Junta de Freguesia de N.ª Sr.ª das Misericórdias, Sociedade Filarmónica Ouriense, Pousada Conde de Ourém, Agrupamento de Escuteiros das Misericórdias e Bombeiros Voluntários de Ourém.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here