Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal | Uma procissão dos Fogaréus muito diferente (c/vídeo)

Como seria o Sardoal na noite de quinta-feira santa, quando se costuma realizar a Procissão do Senhor da Misericórdia (ou dos Fogaréus), sem poder haver procissão e, sobretudo, sem pessoas nas ruas? O trabalho final é este vídeo, do fotógrafo Paulo Jorge de Sousa.

- Publicidade -

“Foi estranho andar nas ruas desertas e escuras, quando, àquela hora estariam por ali largas centenas de pessoas com a sua fé e a sua luz, a participar numa procissão que não deixa ninguém indiferente.

- Publicidade -

E mais estranha ficou a noite quando eu passava na Praça da República, deserta, sem vida e em silêncio absoluto e se começou a ouvir um trompete, ao longe, com a música que a Filarmónica União Sardoalense estaria ali a tocar naquela procissão.

Foi uma sensação única, irrepetível. Muito obrigado César Grácio.”

Fotografias de Paulo Jorge de Sousa, trompete de César Grácio e montagem de Ricardo Ribeiro.

Nasceu no Sardoal em 1964, e é licenciado em Fotografia. Fez o Curso de Fotojornalismo com Luíz Carvalho do jornal “Expresso” (Observatório de Imprensa). É formador de fotografia com Certificado de Aptidão Profissional (registado no IEFP). Faz fotografia de cena desde 1987, através do GETAS - Centro Cultural, do qual também foi dirigente e fotografou praticamente todos os espetáculos. Trabalha na Câmara Municipal de Sardoal desde 1986 e é, atualmente, Técnico Superior, editor fotográfico e fotógrafo do boletim de informação e cultura da autarquia “O Sardoal” e de toda a parte fotográfica do Município. É o fotógrafo oficial do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Em 2009, foi distinguido pela rádio Antena Livre de Abrantes com o galardão “Cultura”, pelo seu percurso fotográfico. Conta com mais de meia centena de distinções nacionais e internacionais. Já participou em dezenas de exposições individuais e coletivas.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome