Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal | Maiores talentos mundiais do piano regressam hoje ao concelho

O Centro Cultural Gil Vicente de Sardoal volta a receber os talentos do Coimbra World Piano Meeting um ano depois do seu piano ter recebido a mestria dos pianistas. O ciclo de concertos e provas de seleção decorre entre os dias um e sete de fevereiro, estando o dia de hoje, segunda-feira, às 21:30, reservado para o Sardoal com a atuação dos jovens pianistas.

- Publicidade -

O Coimbra World Piano Meeting decorre entre os dias um e sete de fevereiro, integrando um ciclo de concertos e provas de seleção que levam a mestria dos músicos participantes a três concelhos do país. A rota musical tem início e fim em Coimbra e abrange a Figueira da Foz e o Sardoal, com mais de 70 jovens pianistas de todo o mundo, num evento em que vão estar presentes algumas das “maiores promessas” do panorama internacional.

O pianista russo Andrey Pisarev, do Conservatório de Moscovo (Rússia), Gerlinde Otto, da Universidade de Música Franz Liszt Weimar (Alemanha), Angeline Chang, da Universidade de Cleveland (Estados Unidos), e Pasquale Iannone, do Conservatório de Bari, (Itália) são alguns dos professores participantes.

- Publicidade -

O encontro, que teve a sua primeira edição em 2016, vai receber pianistas dos 13 aos 40 anos de países como Japão, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Suíça, Alemanha ou Rússia, contando com algumas das “maiores promessas” da cena internacional, disse à agência Lusa o responsável pelo encontro, Manuel Araújo, da Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, que organiza a iniciativa.

“Estarão em Coimbra vários jovens premiados internacionalmente” e formados nos conservatórios de Moscovo, Tóquio ou Calgary, sublinhou.

Dos mais de 70 inscritos, apenas sete jovens pianistas são portugueses, notou Manuel Araújo, frisando que o encontro tem tido bastante procura internacional face à “qualidade dos professores, que são da primeira linha mundial”.

O Centro Cultural Gil Vicente recebe os Jovens Talentos no dia seis, pelas 21h30, abrindo as portas a todos os amantes de música que pretendam confirmar a razão dos pianistas sentados ao piano serem considerados os melhores entre os melhores. Confirmar e, em alguns casos, reviver a sensação da primeira vez que os laureados do Coimbra World Piano Meeting estiveram no Sardoal.

O protocolo entre o município e a Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne volta a trazer ao Sardoal os melhores do mundo. Foto: mediotejo.net

O auditório do centro cultural recebeu, a 26 de janeiro de 2016, sete jovens músicos vindos do Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, Japão e Rússia que se distinguiram no concurso internacional. Um espetáculo que o mediotejo.net acompanhou e pode ser recordado aqui.

A data ficou, igualmente, marcada pela assinatura do protocolo entre o município e a A2DV – Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, parceria que fez o piano ecoar no concelho ao longo do ano e em 2017 volta a trazer ao Médio Tejo alguns dos nomes que irão marcar o panorama musical mundial nos próximos tempos.

c/LUSA

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome