Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal: Sessão de empreendedorismo apresentou apoios e casos de sucesso

Com especial enfoque na valorização do património local por via do desenvolvimento turístico, a sala multiusos do CC Gil Vicente acolheu alguns empresários, empreendedores e técnicos que apresentaram os apoios/incentivos ao empreendedorismo, bem como as parcerias institucionais que podem facilitá-lo. Miguel Borges, presidente da CM Sardoal, frisou que este evento é “da maior importância”. A sessão veio fortalecer a discussão do empreendedorismo, reforçando a existência e disponibilidade do Gabinete de Apoio ao Empresário, bem como as parcerias estabelecidas com instituições na área empresarial, como é o caso da TagusValley. collage_sessao-empreendedorismo_sardoalNa apresentação houve um momento de “partilha de um conjunto de experiências de empreendedores, alguns que que ainda estão a começar, outros que já começaram há algum tempo e que tiveram de fazer ajustes na sua ideia”, nomeadamente o caso de Carla Montargil com o projeto Mais Passeio, criado em 2010 e que promove visitas e passeios guiados com roteiros pré-definidos; Luciano Ramos, que já foi proprietário do Restaurante sardoalenses ‘Quatro Talhas’, tendo sido um dos seus fundadores, que apresenta agora uma aposta a nível tecnológico (sua área de estudos), com o projeto Vortex of Things.

- Publicidade -

Também Pedro Gonçalves, natural de Sardoal, apresentou a sua start up, uma aplicação que funciona através de Facebook Messenger facilitando o contacto entre os hóspedes e os vários serviços num hotel, nomeadamente para reservas e informações adicionais durante a estadia.

Já Gonçalo Reis, mentor da Startup Lisboa, através de videoconferência, falou um pouco sobre o estudo de mercado e a análise de ideias na captação de modelos de empreendedorismo.

- Publicidade -

Segundo Miguel Borges, esta iniciativa foi dirigida aos “que querem ser empresários, e que têm uma aposta na área do empreendedorismo, e também para os que já são empresários no nosso concelho”, pretendendo com estas sessões “criar pontes entre o Gabinete de Apoio ao Empresário (GAE) e com as diferentes entidades que sabem e que têm experiência no terreno. Hoje foi o lançamento formal da parceria com a TagusValley”, referiu, acrescentando as parcerias com a NERSANT e com a ACE.

Pretende-se fazer a divulgação de toda a informação que “vai chegando à CM e ao técnicos do GAE, sobre os mais variados temas da área, desde o quadro comunitário atual e formas de incentivos ao empreendedorismo”.

Reconhecendo o potencial do território que gere, o presidente da CM admitiu que o município “está um pouco atrasado em relação a outros municípios”, fazendo notar que “este é um trajeto que já devia ter começado há mais tempo” mas ainda assim “traz a vantagem de podermos aprender com aqueles que já iniciaram este processo há mais tempo, e daí termos tantos parceiros que nos podem ensinar e dizer qual é o melhor caminho a seguir para cada uma das nossas ideias”.

O tema da sessão prendia-se com a valorização do património e com o turismo, uma vez que Sardoal tem “um conjunto de recursos que queremos que se transforme num produto, que crie riqueza e postos de trabalho, e que seja bom para o desenvolvimento do nosso concelho e da nossa região”.

O município pretende assim “divulgar o seu potencial [neste caso, turístico e de património local] para captar investimento e que se possam aplicar aqui ideias e vontades, havendo um potencial grande que deve ser explorado”, concluiu Miguel Borges.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here