Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal | Quatro ninhos de vespa asiática detetados no concelho

Quatro ninhos de vespa asiática já foram detetados e sinalizados em vários pontos do concelho de Sardoal, nomeadamente em Andreus e na Rosa Mana, tendo esta quarta-feira sido detetado um ninho perto de habitações, junto ao Eucalipto Grosso, à entrada da vila.

- Publicidade -

“Já detetámos e retirámos três ninhos de vespa asiática, dois em Andreus, um no beirado de uma habitação e outro no Salgueiral, e um outro na Rosa Mana, em Alcaravela, junto ao espelho de água, sendo que hoje fomos alertados para mais um à entrada da vila, perto de Eucalipto Grosso, e que iremos eliminar ainda esta semana”, disse ao mediotejo.net o comandante dos Bombeiros Municipais de Sardoal, Nuno Morgado.

Ninho de vespa asiática em Rosa Mana, Alcaravela, no alto de um pinheiro bravo com cerca de 18 metros de altura. Foto: Proteção Civil de Sardoal

- Publicidade -

O responsável deu ainda conta de registos de mais avistamentos de vespas asiáticas (ou velutinas) noutros locais do concelho, nomeadamente em Santa Clara (Alcaravela) e Codes (Santiago de Montalegre), mas ainda com os ninhos por detetar. O primeiro ninho a ser detetado e destruído estava no beirado de um telhado em casa de habitação em Andreus, e foi retirado já em agosto.

Nuno Morgado deu conta da remoção na semana passada de mais dois ninhos de vespa velutina em Andreus, na zona do Salgueiral, e ainda de um outro em Rosa Mana, Alcaravela, no alto de um pinheiro bravo com cerca de 18 metros de altura.

O primeiro ninho a ser detetado e destruído estava no beirado de um telhado em casa de habitação em Andreus, Foto: Paulo Sousa

“Era um ninho impressionante, com cerca de um metro de altura e um raio de 60 centímetros”, disse o responsável, que destacou as “dificuldades na deteção dos ninhos”, a “importância de ações de informação e sensibilização para a população”, a par da necessidade “mais formação específica” para os agentes da proteção civil e bombeiros lidarem com o problema.

“A criação e aquisição de equipamentos e as próprias técnicas de destruição de ninhos de vespa asiática têm de evoluir rapidamente ou não vamos conseguir eliminar este problema”, alertou.

“Estamos a reagir à medida que aparecem ninhos e vamos tentar criar armadilhas junto dos apiários para tentar matar as fundadoras”, disse o comandante dos bombeiros de Sardoal, tendo feito notar que, “agora, com o frio, as vespas irão hibernar” e alertando que, com a chegada da primavera, virá a altura de fazerem mais ninhos.

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse o Comandante Operacional Distrital de Santarém (CDOS).

“Temos relatos em toda a zona mais a norte do distrito de Santarém da existência de ninhos e ultimamente com casos cada vez mais frequentes”, disse Mário Silvestre, referindo-se a toda a zona do Médio Tejo, com relatos e registos nos municípios de Abrantes, Tomar, Mação, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere, Vila Nova da Barquinha, a par de Gavião, já no norte alentejano.

O responsável apelou à população para, no caso de avistar um ninho de vespa velutina, avisar os serviços competentes e não tentar, em qualquer circunstância, destruir o ninho pelos seus próprios meios.

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome