Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal | Projeto ‘EN2 Caminho de Memórias’ vence Orçamento Participativo

O jovem Alexandre Batista, de Santiago de Montalegre, foi o vencedor do primeiro Orçamento Participativo Municipal de Sardoal com a proposta de elaboração de um mural alusivo ao património cultural, memória social e identidade sardoalense na Estrada Nacional 2. Com um teto financeiro de 10 mil euros, o Orçamento Participativo de Sardoal recebeu seis propostas de munícipes, que puderam ser votadas pelos sardoalenses entre 11 de janeiro e 8 de fevereiro.

- Publicidade -

A proposta número 2 ‘E.N.2 Caminho de Memórias’ foi a vencedora do primeiro Orçamento Participativo Municipal de Sardoal. Na última reunião de executivo, na quarta-feira, 10 de fevereiro, o vereador Pedro Rosa (PSD) deu conta que no total as seis propostas mereceram “558 votações, sendo 222 em formato presencial, portanto votaram nas juntas de freguesia e no balcão único. E 336 foram efetuadas através da aplicação Muni Sardoal”.

O projeto vencedor, submetido pelo proponente Alexandre Batista, residente na freguesia de Santiago de Montalegre, pretende a “elaboração de um mural alusivo ao património cultural, memória social e identidade, numa ótica de valorização, salvaguarda e divulgação patrimonial. Serão retratados elementos culturais, a partir de uma memória coletiva e histórica, como sejam usos e costumes tradicionais, bem como elementos patrimoniais, materiais e imateriais”.

- Publicidade -

A fase seguinte, segundo Pedro Rosa, passa pela “articulação entre o Município e o proponente para limar alguns pormenores” relacionados com “a implementação deste projeto”, tendo felicitado os participantes por “aceitarem este desafio e apresentarem as suas propostas aos sardoalenses”.

Para Pedro Rosa a votação demonstrou uma ação de “cidadania participativa bastante expressiva. O número 558 agrada-nos muito porque significa que as pessoas demonstraram interesse e que o projeto ‘E.N.2 Caminho de Memórias’ seja implementado”.

O Município de Sardoal recebeu seis propostas de munícipes no âmbito do Orçamento Participativo Municipal, cujas candidaturas encerraram no mês de agosto de 2020. Com o propósito de incentivar o envolvimento cívico na gestão municipal, o município avançou no ano passado com o primeiro Orçamento Participativo, possibilitando aos munícipes de todo o território sardoalense a apresentação de propostas e ideias que visem contribuir para a melhoria da qualidade de vida no concelho.

Com um teto financeiro de 10 mil euros, o primeiro Orçamento Participativo de Sardoal recebeu seis candidaturas, correspondendo a projetos nas diversas áreas da sociedade.

Propostas e número de votos:
1 –  E.N.2 “Caminhos de Memória” (179 votos)
2️ – Intervenção assistida por animais (153 votos)
3️ – Criação de um festival na vila de Sardoal (112 votos)
4️ – Construção de um WC público na aldeia de Venda Nova (72 votos)
5️ – Melhorias no Jardim da Tapada da Torre (30 votos)
6️ – Proteção do Parque de Merendas Ribeiro Barato (12 votos)

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome