- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
- Publicidade -

Sardoal | Programa de Voluntariado incentiva jovens a proteger a natureza e a floresta

O Município de Sardoal vai promover mais uma vez Projetos de Voluntariado no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). Um programa à semelhança do que aconteceu nas edições anteriores “com muita procura da parte dos nosso jovens”, disse na última reunião de executivo o vereador Pedro Rosa, com o pelouro da Juventude.

- Publicidade -

Desta forma, decorrerão no concelho de Sardoal, entre 1 de julho e 03 de setembro de 2021, três projetos: ‘Por um Sardoal verde agir e executar; ‘Por um Sardoal verde sensibilizar e agir’ e ‘ Por um Sardoal verde prevenir e vigiar’. As atividades a desenvolver destinam-se a jovens entre os 18 e os 30 anos.

Uma iniciativa que visa incentivar jovens voluntários a proteger a natureza e a floresta, através da sensibilização das populações, bem como da prevenção contra incêndios florestais e outras catástrofes ambientais.

- Publicidade -

“São atividades de vigilância e de sensibilização da nossa população e também de prevenção para a questão da natureza e florestas com foco na prevenção dos incêndios florestais”, explicou o vereador do PSD.

ÁUDIO: VEREADOR PEDRO ROSA

O Município arrancará agora com os procedimentos necessários, nomeadamente abrindo as candidaturas sendo que Pedro Rosa estima cerca de “40 jovens a fazer voluntariado durante o verão” em Sardoal.

Entre julho e setembro o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ- Instituto Português do Desporto e Juventude estará assim de regresso a Sardoal, atividade que permite “de forma lúdica e saudável vigiar as matas, conservar a natureza e preservar o meio Ambiente”.

As atividades a desenvolver terão lugar por turnos, traduzindo-se numa bolsa de 12 euros por dia.

Os voluntários têm direito a reembolso das importâncias despendidas no exercício das atividades, seguro, formação e certificado de participação.

Mais informações junto dos Serviços de Ação Social do Município de Sardoal, Gabinete Técnico Florestal, Balcão Ponto JÁ (241 855 011) e no Portal https://programas.juventude.gov.pt/florestas. Inscrições e informações AQUI.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome