O primeiro Orçamento Participativo de Sardoal recebeu seis propostas de munícipes sendo que as mesmas podem ser votadas pelos sardoalenses entre 11 de janeiro e 8 de fevereiro.
A votação pode ser efetuada presencialmente nas Juntas de Freguesia do concelho e no Balcão Único da Câmara Municipal, no horário de funcionamento destes serviços, ou na aplicação “Muni”.
Nos projetos finalistas podem votar eleitores sardoalenses, sendo que cada cidadão pode votar uma única vez.
As propostas:
1 – Construção de wc público na Aldeia de Venda Nova. O WC público irá localizar-se na antiga quermesse, no terreno junto ao pavilhão da CDCR de Venda Nova.
2 – E.N.2 ‘Caminho de Memórias’. Trata-se de um mural alusivo ao Património Cultural, memória social e identidade, numa ótica de valorização, salvaguarda e divulgação Patrimonial.
3 – Intervenções assistidas por animais (cão). Proposta baseada na área social, educativa e terapêutica, através do vínculo humano-animal. O Plano será desenvolvido em conjunto com o Serviço de Ação Social do Município e o técnico de Intervenções Assistidas por animais (guia).
4 – Proteção do Parque de Merendas (Ribeiro Barato). Colocar um gradeamento, integrado na envolvente ambiental (madeira), ao longo do parque de merendas até ao estacionamento.
5 – Criação de um Festival na vila de Sardoal. Criar um festival de música e arte, que dinamize espaços existentes na vila.
6 – Melhorias no Jardim da Tapada da Torre. Criar uma estrutura/quiosque, na localização do antigo lago. Colocar um parque infantil na zona onde já existiu um.
O objetivo passava por encontrar até final do ano de 2020, um vencedor do concurso – para projetos, ideias no valor de até 10 mil euros – para “perceber qual será a proposta vencedora a encaixá-la numa rubrica, na contabilização respetiva” no Plano de Atividades de 2021, deu conta ao mediotejo.net o presidente Miguel Borges aquando da aprovação das normas de participação no Orçamento Participativo, em julho do ano passado.
Pretende-se com esta iniciativa fomentar a participação dos munícipes com o objetivo de se pronunciarem sobre o que deve ser feito no concelho de Sardoal. O Orçamento Participativo Municipal pretende envolver o cidadão, para que as necessidades da população se convertam em oportunidades, através da apresentação de propostas transversais e locais.