- Publicidade -

Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Sardoal | Presidente da Câmara revela pelouros na primeira reunião de executivo

Naquela que foi a primeira reunião do novo executivo municipal em Sardoal, o presidente deu as boas vindas aos vereadores que se estreiam, felicitou os restantes, quer do PSD – que receberam esta segunda-feira os pelouros atribuídos -, quer ao vereador da oposição, Pedro Duque. A segunda vereadora eleita pelo Partido Socialista não compareceu na sessão devido a problemas de saúde.

- Publicidade -

As eleições autárquicas que decorreram no dia 26 de setembro reelegeram Miguel Borges (PSD) para o seu terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal de Sardoal, tendo os novos órgãos autárquicos tomado posse no passado dia 14 de outubro. Esta segunda-feira, dia 18, decorreu a primeira reunião ordinária do novo executivo municipal, um ciclo que se completou com a atribuição dos pelouros aos vereadores do PSD.

“Estou certo que os cinco conseguiremos fazer um bom trabalho em prol do nosso concelho. Um com uma função outros com outra, mas todos juntos com a mesma função que é elevar o nosso concelho o mais longe possível, da melhor forma, no crescimento, na qualidade de vida”, começou por dizer o presidente Miguel Borges (PSD).

- Publicidade -

Por seu lado, o vice-presidente agradeceu “a todos os sardoalenses que votaram em massa, mais uma vez mostraram que cumprem o seu dever cívico quando são chamados a tal”. Jorge Gaspar fez ainda uma pequena reflexão sobre a ação dos eleitos na vida política.

“Somos atores privilegiados na vida política do nosso concelho. Tomamos contactos com o conhecimento da causa de todos os assuntos que vêm à Câmara. Esse privilégio de conhecimento deve fazer com que nas nossas funções tenhamos a responsabilidade de informar sempre e falar de todos os tipos de assuntos em todos os fóruns com conhecimento de causa”, disse, defendendo uma boa informação.

Por isso, apelou aos eleitos, no atual mandato, que “fizessem um esforço grande para informar sempre com conhecimento de causa, e sempre que nos apercebermos que esse conhecimento não existe contribuir para que o conhecimento chegue aos nossos munícipes, esclarecendo-os”, não contribuindo para “a contrainformação”.

Patrícia Rei, que se estreia na Câmara Municipal enquanto vereadora, afirmou o compromisso de responsabilidade para com o cargo que agora ocupa. “Comprometo-me trabalhar com afinco para estar à altura das expectativas de todos e à altura do bom exemplo deixado pelo vereador Pedro Rosa. Faço votos de que este executivo, no seu todo, seja capaz de tomar as melhores decisões para este concelho”.

Os eleitos para a Câmara Municipal e Sardoal, nas últimas eleições autárquicas de 26 de setembro. (da esquerda para a direita) Patrícia Rei, Jorge Gaspar, Miguel Borges, Pedro Duque e Patrícia Silva. Créditos: mediotejo.net

Do lado da oposição, Pedro Duque (PS) concordou com Jorge Gaspar reconhecendo que os eleitos têm uma responsabilidade acrescida mandatada pelas eleições autárquicas.

“Devemos ter um esforço suplementar ainda para mais num contexto em que a desinformação circula demasiado facilmente, temos de assumir o compromisso de fazer passá-la, saber coá-la e fazer chegar à população o mais inequívoca possível”, afirmou o vereador socialista.

Deixou ainda uma palavra de apreços aos vereadores Pedro Rosa e Carlos Duarte, “que nos acompanharam durante quatro anos que não foram fáceis com demasiada turbulência. Esperemos que estes próximos quatro anos sejam diferentes”.

Pedro Duque deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos sardoalenses. “Mais uma vez registou uma afluência à votação em números muito acima da média nacional e que diz bem do interesse na escolha dos seus governantes e do seu sentido cívico”.

Na atribuição dos pelouros aos vereadores, a presidência, no caso Miguel Borges, fica com os seguintes: Coordenação Geral; Administração e Finanças; Gestão Financeira; Contratação e Património; Recursos Humanos; Gestão Documental e Arquivo; Informática; Jurídico e Contencioso, Tesouraria; Proteção Civil, Floresta e Bombeiros; Serviços de Saúde e Ação Social; Cultura; Relações Públicas Institucionais; Comunicação e Promoção Municipal, Cooperação Externa; desporto, juventude, educação e associativismo. Alguns destes pelouros serão subdelegados no chefe de gabinete, ou seja, no ex-vereador Pedro Rosa, que agora assume este cargo.

Jorge Gaspar assume os pelouros de Gestão de Infraestruturas e equipamentos; Gestão Processual e Operações Urbanísticas; Conceção de Projetos de Investimento; Fiscalização Municipal; Ordenamento e Ambiente; Serviços Operacionais; Mobilidade, transportes e trânsito; e Freguesias.

Já Patrícia Rei assume os pelouros de Planeamento Estratégico; Empresas e empreendedorismo; Turismo, património de interesse turístico-cultural; Gestão de projetos de financiamento; Serviço veterinário e bem estar animal.

Foi ainda nomeada para secretária da presidência Cláudia Costa. Os dois lugares de nomeação de cariz político no apoio à vereação e à presidência mereceram, contudo, a crítica do vereador Pedro Duque. “Não está em causa as pessoas, mas em termos de gestão quotidiana de uma instituição desta natureza, temos de ter a noção da dimensão do nosso concelho e a dimensão do trabalho que há a fazer, parece-me desajustado existirem dois lugares de nomeação política”.

Miguel Borges justificou as duas nomeações com “o volume de trabalho que vamos tendo e o apoio que é necessário em várias áreas, é sim necessário”.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome