Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Novembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal | O piano está pronto para o II Encontro Internacional

O piano mais famoso do concelho está preparado para a segunda edição do encontro que junta músicos de todo o mundo no Centro Cultural Gil Vicente. O II Encontro Internacional de Piano de Sardoal começa esta sexta-feira, dia 30, e termina a 6 de julho, depois de uma semana de provas, concertos, figuras de referência mundial e capelas recheadas de música.

- Publicidade -

Aquiles Delle Vigne, Adriano Jordão, Wolfgang Holzmair e o diretor do Teatro de Salzburgo são os convidados de honra deste ano, juntando-se aos cerca de 30 participantes que se dividem entre alunos e professores (re)conhecidos internacionalmente. A formação é assegurada por Manuel Araújo, da Academia Internacional de Música Aquilles Delle Vigne, acompanhado por Adriana Jaime Latre, Tomoko Kuronuma e Margarida Prates.

A sessão de abertura está marcada para as 21h30 desta sexta-feira, data em que Mónika Ruth Vida, vencedora do primeiro prémio da categoria Sénior / Sardoal Jovem Talento, e Diogo Simões, que conquistou o segundo lugar na Categoria Sénior, recordam os momentos em que foram premiados na edição de 2016. As Jovens Promessas sobem ao palco no dia 1 de julho, a partir das 21h30, cedendo os holofotes no dia seguinte para o Prémio Sardoal Jovem Talento (categorias Juvenil e Júnior), às 14h00.

- Publicidade -

Os participantes na categoria Sénior provam a sua mestria no espetáculo de dia 3, pelas 14h00, e ficam a aguardar ansiosamente pela revelação do prémio Sardoal Jovem Talento 2017 às 15h00 de dia 5. Entre as eliminatórias e a final dos seniores há concerto das Jovens Promessas no dia 4, pelas 21h30. O programa fecha a 6, quinta-feira, com um concerto pedagógico às 11h30 e um concerto de encerramento às 21h30.

O piano não se faz ouvir apenas nestes momentos e irá ecoar ao longo de todo o evento entre a câmara municipal e o centro cultural a partir das três capelas abertas ao público. Uma surpresa da segunda edição que também inova pela atribuição do prémio que permite a participação de dois pianistas no International Summer Academy of the Mozarteum Salzburg e pelo alojamento de alguns participantes ser assegurado pela população local.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome