- Publicidade -

Domingo, Dezembro 5, 2021
- Publicidade -

Sardoal | Ministro visita obras de requalificação da escola e elogia “generosidade” das autarquias (C/ÁUDIO, VIDEO e FOTOS)

O ministro da Educação assinalou na quinta-feira a abertura do período letivo com uma visita às obras de requalificação da EB 2,3/S Dr.ª Judite Andrade, em Sardoal, uma das 300 escolas requalificadas no país graças à “generosidade” das autarquias.

- Publicidade -

Tiago Brandão Rodrigues, que foi conhecer também o projeto educativo daquele Agrupamento Escolar, disse que o investimento de “mais de quatro milhões de euros” na reabilitação daquela escola é importante para a comunidade daquela localidade do distrito de Santarém.

O governante agradeceu ainda a “generosidade” das autarquias e o “esforço de articulação entre a tutela e as Câmaras Municipais” que “permitiram que 300 escolas (…) fossem reabilitadas em todo o país, num investimento de 230 milhões de euros”.

- Publicidade -

Foto: “Paulo Jorge de Sousa/Município de Sardoal”

O ministro destacou as “300 requalificações efetuadas no âmbito das competências próprias dos municípios”, tendo feito notar que a requalificação em curso “vai mudar a face e a infraestrutura completa da escola” de Sardoal, cujo agrupamento conta com 447 alunos.

As obras de requalificação da EB 2,3/S Dr.ª Judite Andrade, em Sardoal, resulta do acordo assinado entre a autarquia e o Ministério da Educação, que dividem a componente nacional (15%) em partes iguais, no âmbito do programa de fundos comunitários Portugal 2020 e cujo apoio financeiro é de 85%.

O projeto do novo parque escolar, cuja obra arrancou em novembro e tem um prazo de dois anos para conclusão, compreende a construção de 22 salas de aula, sala de música, laboratórios, salas de TIC, biblioteca, salas de E.V.T., sala polivalente, áreas exteriores cobertas, papelaria, refeitório, equipamentos infantis, recreio coberto, espaços administrativos e um polidesportivo ao ar livre.

No dia de arranque do 2.º período letivo, Tiago Brandão Rodrigues quis conhecer também o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Sardoal, tendo visitado as diferentes aulas em todos os níveis de ensino, e interagido com os alunos de cada turma sobre diversos temas do quotidiano e outros ligados à formação pessoal e profissional.

Foto: “Paulo Jorge de Sousa/Município de Sardoal”

“O ensino de aprendizagem nesta escola acontece”, afirmou aos jornalistas e dizendo-se “orgulhoso” pelo que viu naquele equipamento educativo que integra as 235 escolas do projeto piloto da autonomia e flexibilidade do Ministério da Educação.

“Este bom banho de realidade é sempre retemperador no início de um novo ano e de um novo período letivo”, vincou.

Ministro da Educação no Sardoal

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

O presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges (PSD), por sua vez, disse que a reabilitação em curso vai “projetar o parque escolar concelhio para a próxima década” e vai preparar arquitetonicamente o edifício para poder crescer.

O autarca lembrou, no entanto, que esteve “mais de nove anos para tentar convencer os decisores políticos da necessidade deste investimento”, numa escola degradada e que não apresentava condições em termos de conforto para as crianças”, que, quando estava mau tempo, ficavam “completamente encharcados” nas aulas.

Foto: “Paulo Jorge de Sousa/Município de Sardoal”

Sem o investimento em curso, notou, “não haveria projeto educativo que pudesse ser implementado com qualidade quando as crianças não têm o mínimo conforto que é exigido e que está de acordo com aquilo que é um país europeu e com o que são as aprendizagens e o ensino do século XXI”.

Fotos: “Paulo Jorge de Sousa/Município de Sardoal”

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome