- Publicidade -

Sábado, Dezembro 4, 2021
- Publicidade -

Sardoal | Mestria internacional do piano volta a encontrar-se na Vila Jardim

O Centro Cultural Gil Vicente prepara-se para voltar a receber a mestria de pianistas internacionais durante o II Encontro Internacional de Piano, que se realiza entre os dias 30 de junho e 6 de julho. A segunda edição foi apresentada esta sexta-feira, dia 16, e além dos cerca de 30 participantes conta com a presença de Aquilles Delle Vigne, Adriano Jordão, Wolfgang Holzmair e do diretor do Teatro de Salzburgo.

- Publicidade -

Miguel Borges, presidente da autarquia, e Manuel Araújo, fundador, membro da direção e professor da Academia Internacional de Música Aquilles Delle Vigne, representaram as entidades que se juntaram no ano passado para levar ao Médio Tejo a “nata” do mundo do piano. Uma “aposta ganha”, segundo ambos, levando à repetição da proposta “gourmet” servida entre 2 e 6 de setembro de 2016.

Manuel Araújo e Miguel Borges durante a apresentação do II Encontro Internacional de Piano do Sardoal. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

A “receita pianística” de 2017 foi preparada com mais tempo e tem novos ingredientes, como as três capelas da avenida entre a câmara municipal e o centro cultural onde se ouvirá piano ao longo do dia. Outros são o novo prémio que permitirá a dois pianistas participar no International Summer Academy of the Mozarteum Salzburg, o maior encontro internacional do género que junta anualmente cerca de 1000 participantes, e o facto do alojamento ser assegurado, em alguns casos, por famílias do concelho.

Miguel Borges destacou o “salto qualitativo” ao nível dos alunos e dos professores que chegam dos quatro cantos do mundo à Vila Jardim e Manuel Araújo destacou a “inteligência com que se consegue uma dimensão mundial” sem se recorrer a subsídios e que permitiu organizar um evento internacional com um custo estimado de seis mil euros. Ambos concordam que a cultura “enriquece” não só quem participa no encontro, como o concelho e a região.

O professor da Academia Internacional de Música Aquilles Delle Vigne volta assegurar a formação e estará acompanhado por Adriana Jaime Latre, Tomoko Kuronuma e Margarida Prates. Nomes reconhecidos nesta área artística que, por sua vez, admiram os convidados de honra da segunda edição, os professores Aquiles Delle Vigne, Adriano Jordão e Wolfgang Holzmair e o diretor do Teatro de Salzburgo.

I Encontro Internacional de Piano do Sardoal. Foto: mediotejo.net

Todos estarão no Sardoal ao longo dos sete dias em que se realizam as provas e os concertos, sendo o de abertura no dia 30 de junho, às 21h30, com a participação de Mónika Ruth Vida, vencedora do primeiro prémio da categoria Sénior 2016 / Sardoal Jovem Talento 2016, e Diogo Simões, que conquistou o segundo lugar na Categoria Sénior 2016.

O mês de julho começa com o concerto das Jovens Promessas, às 21h30 de dia 1, seguindo-se o Prémio Sardoal Jovem Talento nas categorias Juvenil e Júnior, às 14h00 de dia 2. Nos primeiros dias da semana realizam-se as eliminatórias da categoria Sénior, às 14h00 de dia 3, o concerto de Jovens Promessas, às 21h30 de dia 4, e a final do Prémio Sardoal Jovem Talento na categoria Sénior, às 15h00 de dia 5.

O II Encontro Internacional de Piano do Sardoal despede-se a 6 de julho com um concerto pedagógico a partir das 11h30 e o concerto de encerramento pelas 21h30. A mestria fará então as malas, levando nelas momentos únicos como os que se verificaram em 2016 e que partilhamos.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome