- Publicidade -

Sexta-feira, Janeiro 21, 2022
- Publicidade -

Sardoal | Materiais Diversos procura artistas para projeto “Dentes de Leão”

A Materiais Diversos encontra-se a procurar artistas nos distritos de Évora e Santarém para integrar o projeto de artes performativas “Dentes de Leão”. A convocatória encontra-se aberta até 14 de dezembro e destina-se a menores de 40 anos, incidindo sobre o concelho do Sardoal.

- Publicidade -

O “Dentes de Leão” é um projeto no âmbito das artes participativas que reúne artistas, jovens e agentes culturais no desenvolvimento de projetos de criação e de um programa cultural comum dedicado aos concelhos de Évora e Sardoal.

Entre janeiro de 2022 e março de 2023, intervenientes de Évora, Sardoal, Lisboa, Reykjavik e Oslo vão participar em encontros informais, residências artísticas, oficinas e laboratórios e trabalhar em conjunto na criação e apresentação de projetos colaborativos, adianta nota de imprensa da Materiais Diversos.

- Publicidade -

Os artistas selecionados para integrar o projeto “Dentes de Leão” terão duas fases de
trabalho, uma primeira, de formação e pesquisa; e uma segunda, de criação e apresentação. Na primeira fase (Janeiro a Maio 2022), os artistas participam em dois laboratórios e duas residências partilhadas, apresentando seguidamente propostas concebidas para Évora e Sardoal. Estes projetos artísticos serão selecionados com a colaboração dos jovens num encontro na Culturgest, em Lisboa (Maio 2022).

Desta seleção resultarão cinco criações (uma delas de um artista da Islândia), desenvolvidas ao longo da segunda fase (junho 2022 a março 2023), em residências artísticas em Évora e no Sardoal, e apresentadas em atelier aberto em Évora (outubro 2022) e nos ciclos de artes participativas no Sardoal (outubro 2022) e em Lisboa (janeiro 2023).

- Publicidade -

Ao longo de todo o processo será dada grande importância à participação dos jovens de Évora, Sardoal e Lisboa, a quem caberá mapear os territórios onde os projetos se irão desenvolver, partilhar inquietações e expectativas e colaborar com todos os artistas, pelo que se preveem encontros mensais (presenciais ou virtuais) entre estes intervenientes.

Segundo a mesma informação, o projeto “Dentes de Leão” é uma coprodução original da Materiais Diversos (Lisboa), da Pó de Vir a Ser (Évora), da Academy of the Senses (Reykjavik), do município de Sardoal e da Culturgest (Lisboa), em colaboração com o município de Évora, a OsloMet (Oslo), o Instituto de História da Arte e o Instituto de Comunicação da Nova (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), bem como com a Universidade de Évora e a Assimagra.

O projeto contempla um financiamento de 10 mil euros de apoio à criação artística.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome