Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal | Mantém-se viva a tradição na Procissão dos Passos do Senhor (Foto-Reportagem)

*Texto | Redação

- Publicidade -

Ao som de marchas fúnebres, entoadas pela Filarmónica União Sardoalense, e com centenas de faixas roxas penduradas nas varandas e janelas, o Sardoal voltou a sair em peso à rua para cumprir a Procissão dos Passos do Senhor, no domingo, 2 de abril. Depois da eucaristia, às 15 horas, o cortejo saiu da Igreja Matriz, integrou o Sermão do Encontro, na Praça da República, e culminou no Encontro das imagens do Senhor dos Passos e da Sua Santíssima Mãe.

A Procissão prosseguiu com as duas imagens a caminho do Convento de Santa Maria da Caridade, onde foi proferido o Sermão do Calvário.

- Publicidade -

Esta Procissão dá início aos festejos da Semana Santa no Sardoal, uma das épocas em que o concelho recebe mais turistas, atraídos pela beleza das suas celebrações.

Além da Procissão dos Passos do Senhor, todos deveriam ver, pelo menos uma vez na vida, a Procissão do Senhor da Misericórdia (ou dos Fogaréus), que se realiza na Quinta-feira Santa. A luz elétrica é desligada e a vila passa a ser iluminada apenas por velas e archotes. Nas janelas das casas, nas varandas e também nas escadarias do Convento de Santa Maria da Caridade, acendem-se mais de 600 lamparinas. São também expostos apenas nesta altura os lindíssimos painéis do século XVIII com cenas da Paixão, pertencentes à Misericórdia.

 

Nasceu no Sardoal em 1964, e é licenciado em Fotografia. Fez o Curso de Fotojornalismo com Luíz Carvalho do jornal “Expresso” (Observatório de Imprensa). É formador de fotografia com Certificado de Aptidão Profissional (registado no IEFP). Faz fotografia de cena desde 1987, através do GETAS - Centro Cultural, do qual também foi dirigente e fotografou praticamente todos os espetáculos. Trabalha na Câmara Municipal de Sardoal desde 1986 e é, atualmente, Técnico Superior, editor fotográfico e fotógrafo do boletim de informação e cultura da autarquia “O Sardoal” e de toda a parte fotográfica do Município. É o fotógrafo oficial do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Em 2009, foi distinguido pela rádio Antena Livre de Abrantes com o galardão “Cultura”, pelo seu percurso fotográfico. Conta com mais de meia centena de distinções nacionais e internacionais. Já participou em dezenas de exposições individuais e coletivas.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome