Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal | Madalena Cavilhas conquista Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos da Juventude

A dupla constituída pela sardoalense Madalena Cavilhas, fazendo par com Manuel Candeias e que integraram a equipa Max Whitlock, conquistaram a medalha de prata na prova multidisciplinar de ginástica dos Jogos Olímpicos da Juventude,  disputada no passado dia 10 de outubro, num dos maiores palcos desportivos do mundo.

- Publicidade -

À medalha de prata conquistada na competição por grupos, integrando 4 vertentes diferentes de ginástica, a dupla ficou ainda em 6º lugar na competição de ginástica acrobática. Os Jogos Olímpicos da Juventude decorrem em Buenos Aires (Argentina) de 6 a 18 de outubro.

De Portugal até à Argentina, uma paixão que vem desde criança.

- Publicidade -

A jovem, com profundas raízes em Sardoal (bisneta, neta e filha de sardoalenses) onde ainda possui laços familiares diretos e que visita com frequência para passear e aliviar a pressão dos treinos e de provas de alta competição, desde muito cedo que mostrou grandes aptidões para a Ginástica a Ginástica Acrobática, representando o Ginásio Clube Português.

Aliás, este já não é seu primeiro título internacional na modalidade a que se juntam muitos outros a nível nacional. A representar Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude, esta é 1ª vez que a Ginástica Acrobática de Competição do Ginásio Clube Português se faz representar, o que ainda dá mais ênfase ao feito alcançado por estes jovens atletas. Disso dão conta as redes sociais que não medem elogios aos jovens atletas nacionais.

O sabor da Prata nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, a decorrerem em Buenos Aires (Argentina) até dia 18 de outubro.

Numa prova multidisciplinar que é composta por grandes estrelas e campeões das várias disciplinas da Ginástica (novidade nos JOJ 2018 e um momento único para jovens ginastas poderem partilhar uma competição com os seus ídolos), os portugueses Madalena Cavilhas e Manuel Candeias, treinados por Ana Catarina Cardoso, integraram a equipa de Max Whitlock, campeão olímpico britânico, que deu nome ao team participante, apenas batidos na final pela equipa da norte-americana Simone Biles (que conquistou “só” quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos Rio2016), com 293 pontos, seguida da de Max Whitlock, com 349, e da equipa da uzbeque Oksana Chusovitina, com 352.

Madalena Cavilhas e Manuel Candeias, (treinados por Ana Catarina Cardoso) mais que promessas, são já certezas de mais medalhas num futuro bem próximo.

Madalena Cavilhas e Manuel Candeias competiram também na modalidade de Pares Misto, alcançando um honroso 6º lugar tendo em conta a quantidade e qualidade dos atletas em competição, num evento que serve de montra para todos os que pretendem alcançar feitos mais altos como os Jogos Olímpicos para atletas de alta competição: aqui já estão presentes alguns desses campeões e daqui sairão todos os outros (certamente que a Madalena e o Manuel – e outros companheiros – não serão exceção num futuro não muito longínquo)!

Madalena Cavilhas e Manuel Candeias, o par de ginastas do momento do Ginásio Clube Português.

Esta é a maior Missão que Portugal alguma vez levou a uns Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ). Em Buenos Aires, até 18 de outubro, estarão em competição 41 atletas, em representação de 12 modalidades diferentes, incluindo a novidade absoluta de estarem integradas duas novas equipas.

Ao Atletismo, Canoagem, Esgrima, Ginástica, Karaté, Natação, Patinagem, Pentatlo Moderno, Triatlo e Vela juntam-se também o Andebol de Praia masculino e o Futsal feminino.

Os relatos vindos da Argentina dão-nos contas de excelentes classificações individuais e coletivas com algumas medalhas de ouro, prata e bronze já conquistadas. Todos os resultados podem ser consultados em www.comiteolimpicoportugal.pt.

Esta é a maior Missão que Portugal alguma vez levou a uns Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ).

Esta é a 3.ª edição dos JOJ de Verão – depois de Singapura 2010 e Nanjing 2014. Estão envolvidas 36 disciplinas, de 32 modalidades, havendo 206 países representados. A competição integra 115 provas para o setor masculino, 104 para o setor feminino, 20 provas mistas e duas disputadas em regime open.

Nestas 241 provas serão distribuídas 1.250 medalhas. Buenos Aires 2018 celebra a paridade, sendo o primeiro evento olímpico em que o número de atletas femininos é exatamente igual ao masculino: 1.999 em cada género.

*Fontes e Fotos (DR): Comité Olímpico Português e Ginásio Clube Português

A grande “culpada” é uma velhinha máquina de escrever Royal esquecida lá por casa e que me “infectou” para uma vida que se revelou mais tarde não fazer sentido sem o jornalismo. O primeiro boletim da paróquia e o primeiro jornal da pequena aldeia onde frequentava a escola (tinha apenas 7 anos de idade) entranharam-me a alma (e o sangue) deste “vício” de escrever e comunicar. Seguiram-se os pequenos jornais de turma, os das escolas, os painéis informativos colocados nas paredes dos átrios e o dos escuteiros... e nunca mais o “vício” sarou. Ao longo da vida, foram vários e diversificados os ofícios exercidos profissionalmente, mas o “mar dos desejos” desaguava sempre numa folha de papel ou (mais tarde) num portátil de computador (e sempre com a máquina fotográfica como companhia). Já mais "a sério” e desde jornais regionais, rádios locais, periódicos nacionais e televisão (TVI), já são mais de 45 anos de um percurso “académico” de alguém que pouco se importa de não possuir um “canudo”.

- Publicidade -
- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Correcções:
    “A sardoalenense Madalena Cavilhas, nascida a 18 de abril de 1995” – a descendente de Sardoalenses, nascida a 18 de Abril de 2003.
    “vice-Campeã Olímpica na modalidade de Ginástica Acrobática” – medalha de prata na competição por grupos, integrando 4 vertentes diferentes de ginástica. Na competição de Ginástica Acrobática, ficaram em 6º, o que constitui também um orgulho nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome