Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal | Investigador José Soudo partilha reflexões sobre fotógrafo Sebastião Salgado

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, é o local responsável por acolher o fotógrafo e investigador José Soudo que pretende refletir e dialogar sobre os paradigmas de Sebastião Salgado, reputado fotógrafo brasileiro. Nesta conversa agendada para este sábado, dia 31 de julho, às 17:45, pode contar igualmente com a apresentação do livro de José Soudo, “A Atribulada História do Casamento da Dona Luz com o Senhor Pixel”.

- Publicidade -

José Soudo detém um longo currículo na área da fotografia tanto ao nível do ensino como da investigação, sendo fotógrafo, investigador em História da Fotografia, curador, mestre em Fotografia Aplicada e especialista em Audiovisuais e Produção dos Media – Fotografia. Desde 1983 que leciona no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual).

Um pouco antes disso, às 17:00, é exibido o documentário “Vontade de Fazer”, dedicado ao artista plástico José Pimenta. Este documentário da Associação Palha de Abrantes conta com a realização de Paulo Margalho.

- Publicidade -

Esta iniciativa decorre no âmbito da exposição de fotografia “Êxodos”, de Sebastião Salgado – inaugurada a 5 de junho e patente até dia 7 de agosto – que resulta das viagens realizadas pelo fotógrafo durante um período de seis anos (1993 e 1999) por mais de 40 países.

Nesta coletânea, Sebastião Salgado, que já realizou inúmeras exposições e foi distinguido com diversos prémios, retrata a história de pessoas que, por circunstâncias históricas, foram obrigadas a deixar a sua terra natal, contando para isso com registos de imagens de fugas de migrantes e refugiados em diversas partes do mundo, de conflito de terras e da urbanização da América Latina.

A exposição, promovida pelo Espalhafitas/Palha de Abrantes, com o apoio do Município de Sardoal e com a parceira da Associação Cultural e Artística “Grande Coisa” e da GO Romaria Cultural, podendo ser visitada de terça a sexta-feira (16:00-18:00) e aos sábados (15:00-18:00).

cartaz sardoal josé soudo sebastião salgado

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome