Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal: GNR testa redes sociais em resposta a simulacro de sismo

A Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com o grupo tecnológico português TEKEVER, testou hoje em Sardoal a utilidade das redes sociais na resposta das autoridades públicas de segurança a situações de emergência.

- Publicidade -

Em comunicado, a GNR referiu que exercício previu a simulação de um sismo de 7,3 na escala de Richter, com várias réplicas, tendo ocorrido no âmbito do projeto europeu Soteria.

Os cerca de 70 operacionais da GNR no terreno foram chamados a intervir em várias situações de emergência, entre as quais se destacaram o “auxílio a vítimas soterradas em escombros, o derramamento de produtos altamente inflamáveis e a busca e salvamento de um participante de ‘geocaching’”.

- Publicidade -

Durante o exercício, as autoridades no Centro de Comando e Controlo de Operações da GNR receberam informações em tempo real enviadas por utilizadores particulares da rede social Twitter. “Foi a primeira vez que estas ferramentas foram utilizadas com vista à obtenção de informação e ao apoio à tomada de decisão das autoridades no terreno”, indica a guarda.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here