Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Novembro 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal: Gabinete de Apoio à Família já abriu portas à população

O Gabinete de Apoio à Família (GAF), um serviço criado no âmbito do projeto CLDS 3G de Sardoal, que tem como objetivo promover a integração e qualidade de vida das famílias já está em funcionamento no concelho de Sardoal.

- Publicidade -

Este gabinete desenvolve ações específicas na família e o âmbito da comunidade em geral onde a população poderá obter auxílio ao nível de temáticas como a doença crónica; morte e luto; parentalidade positiva; toxicodependência; depressões; alcoolismo; divórcio; cuidadores familiares informais; conflitos laborais e familiares, entre outras.

O trabalho desenvolvido pelo GAF é gratuito e aberto a toda a comunidade.

- Publicidade -

O GAF já se encontra em funcionamento desde o dia 10 de dezembro de 2015, e tem um horário de funcionamento descentralizado, de maneira a que possa ser usufruído por toda a população sardoalense. Assim, na sede do CLDS 3G, funciona todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h30; na Junta de Freguesia de Alcaravela, todas as primeiras quartas-feiras do mês; em Santiago de Montalegre, na segunda quarta-feira do mês; e nos Valhascos, na terceira quarta-feira do mês. Estes atendimentos nas juntas de freguesia serão realizados segundo marcação prévia.

O GAF foi também descentralizado para a Escola de Sardoal, numa parceria entre o CLDS 3G “Sardoal SIM” e o Agrupamento de Escolas de Sardoal, a fim de proporcionar este tipo de acompanhamento em contexto escolar, tendo em atenção a criança e jovem aluno no seu contexto global.

O GAF funcionará também na Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela, face às necessidades, promovendo o bem – estar psicossocial dos seus utentes.

Durante a Festa de Natal para crianças e jovens, muitas foram as atividades disponíveis
Durante a Festa de Natal para crianças e jovens, muitas foram as atividades disponíveis para os mais pequenos

No dia 20 de dezembro de 2015, decorreu no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, a Festa de Natal para crianças e jovens, numa estreita parceria entre a Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela – Projeto CLDS 3G “Sardoal SIM” e a Câmara Municipal de Sardoal, que decorreu entre as 14h e as 19h, onde as crianças (que se fizeram acompanhar pelos seus encarregados de educação) e jovens puderam participar em diversas atividades, tais como um circuito de atividades lúdicas (“decora o teu pinheiro de natal”; “pinta a tua árvore de natal” e “pinta o teu natal”); sessão de cinema com o filme “A Viagem de Arlo” (entrada gratuita até aos 16 anos), com duas sessões às 15h e às 17h; lanche para as crianças e jovens e lembrança.
Para a equipa do CLDS 3G “Sardoal SIM” esta atividade, que contou com a presença de cerca de 300 pessoas, “superou as nossas expetativas e foi bastante gratificante ver a envolvência da família no decorrer das atividades”.

Recorde-se que a equipa do CLDS 3G “Sardoal SIM” encontra-se em funções desde outubro de 2015, a desenvolver o trabalho de organização e planificação do projeto face às atividades do Plano de Ação, e teve a sua apresentação oficial a 9 de dezembro, numa cerimónia que contou com as presenças de Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal e presidente da Rede Social de Sardoal – CLAS; Tiago Leite, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém; Paulo Casola, presidente da Direção da Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela e Inês Aparício, coordenadora técnica do CLDS 3G “Sardoal SIM”, que apresentou o ponto de situação face ao projeto.

Na ocasião, foi realçada a importância que este projeto terá para todo o concelho, e que o mesmo deverá ser pensado e executado de forma a “dar frutos” ao fim dos 36 meses; dar a possibilidade às pessoas que já não estão na vida ativa profissional de se sentirem úteis perante a sociedade; a parte social numa comunidade é uma responsabilidade de todos os cidadãos e todos devemos estar atentos ao que está à nossa volta, pois os “pobres” de hoje não são os mesmos de ontem; e que as ações a serem desenvolvidas ao longo dos 36 meses irão abranger toda a comunidade.

No final da apresentação foram assinados alguns protocolos de cooperação entre a Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela (AADA) – Projeto CLDS 3G “Sardoal SIM” e o Agrupamento de Escolas de Sardoal; Câmara Municipal de Sardoal; Junta de Freguesia de Alcaravela; Junta de Freguesia de Sardoal; Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre e Junta de Freguesia de Valhascos.

O CLDS 3G “Sardoal SIM” é um projeto de cariz social, está a ser desenvolvido e executado pela Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela, a convite do Concelho Local de Ação Social (CLAS) de Sardoal, e a sua intervenção vai ser ao nível de três eixos: Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação; Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil e Eixo III – Capacitação da Comunidade e Instituições – nas diferentes áreas desenvolvendo ações em parceria, sendo que a sua área de intervenção é o concelho de Sardoal.

Para mais informações, poderá utilizar o telefone 241 010 061 ou o email clds3gsardoal@gmail.com .

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome