Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal: Externato de Stª Isabel poderá vir a acolher Biblioteca Municipal

O antigo edifício do Externato Santa Isabel, no Sardoal, poderá vir a ser recuperado para ali instalar a Biblioteca Municipal, anunciou Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, durante a última reunião do executivo camarário.

- Publicidade -

O assunto foi focado depois do vereador do PS, Fernando Vasco, ter feito referência ao contrato entre a autarquia e o promotor que pretende transformar a Casa Grande num hotel de charme, documento esse que estabelece que a obra deverá estar concluída até junho de 2017, “mas o que vemos é uma grua no ar e não parece que tenha algum trabalho de obra”.

Fernando Vasco referiu que “há programas comunitários que podem ser utilizados na Casa dos Almeidas” e sugeriu que a autarquia resolva o contrato com a empresa e avance com candidaturas a fundos comunitários para recuperar esta zona do Sardoal.

- Publicidade -

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, sobre o hotel na Casa dos Almeidas, esclareceu que “trata-se de um edifício classificado como Património Nacional e que tem um conjunto de estudos e análises prévias para depois ser construído um relatório e feito o projeto de acordo com as regras de defesa do Património”.

“Estamos a acompanhar desde o primeiro momento esta situação”, sublinhou o autarca esclarecendo ainda que o promotor fez uma nova proposta à autarquia, para ficar também com o espaço onde está atualmente a funcionar a Biblioteca Municipal e requalificar um outro espaço para instalar a Biblioteca Municipal no Externato Santa Isabel.

sardoal_Biblioteca e Casa Grande_foto mediotejo_net (Foto: mediotejo.net)
Promotor turístico que vai recuperar a Casa Grande e transformá-la num hotel de charme propôs à autarquia ficar também com espaço atualmente ocupado pela Biblioteca Municipal e recuperar edifício do Externato de Santa Isabel para a Biblioteca (Foto: mediotejo.net)

“Fruto desta proposta fiz um dossiê e a ideia já foi apresentada à Direção Geral das Bibliotecas para mudar a Biblioteca do Município para um outro local, com outras condições que esta não tem e nunca terá, ao nível da mobilidade das pessoas e do acompanhamento dos leitores”, esclareceu Miguel Borges.

“Já foi dada luz verde pela Direção Geral de Bibliotecas para a mudança da Biblioteca Municipal para o antigo espaço do Externato Santa Isabel”, avançou o autarca.

“Depois de concretizado este projeto, será uma mais-valia para o Sardoal, não só com a recuperação do edifício da Casa dos Almeidas e criação do hotel mas também com a mudança de instalações da Biblioteca Municipal”, sublinhou Miguel Borges.

“Se for necessário, faremos uma reunião extraordinária para votar esta proposta de adenda ao protocolo com a empresa que vai recuperar a Casa dos Almeidas e que pretende renovar um novo espaço para a Biblioteca de Sardoal se instalar”, referiu Miguel Borges salientando que este projeto prevê a criação de 10 postos de trabalho diretos.

A Casa dos Almeidas, ou Casa Grande, é um edifício senhorial localizado no centro da Vila de Sardoal que é propriedade da autarquia e que, no âmbito de um protocolo com um promotor privado, será cedido por um prazo de 50 anos, para ali ser instalado um hotel de charme.

O projeto implica a recuperação e ampliação da Casa Grande, adaptando-a a hotel de charme com capacidade para 43 quartos.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome