Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 14, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal | Creche Municipal reduz cinco vagas no próximo ano letivo

No próximo ano letivo, a Creche Municipal de Sardoal terá capacidade para 36 crianças, reduzindo portanto em cinco vagas, mantendo-se o valor da propina de matricula, da mensalidade e restantes condições apresentadas no ano passado. A proposta foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara.

- Publicidade -

A Creche Municipal de Sardoal abriu portas no dia 1 de setembro de 2020. A funcionar no espaço do Jardim de Infância, o equipamento conta com duas salas e um berçário. Para o próximo ano letivo mantém-se as atuais condições, exceto no que toca à capacidade, reduzindo o número de lugares de 41 para 36.

No última reunião de executivo, esta quarta-feira, 26 de maio, a pensar na preparação do próximo ano letivo, foi necessário “definir a propina de matricula, o local de inscrição e as taxas da creche municipal” para 2021/2022. A proposta aprovada por unanimidade fixou a capacidade da creche em “36 lugares”, sendo “10 bebés, 13 crianças na sala 1 e 13 crianças na sala 2”, explicou o presidente Miguel Borges (PSD).

- Publicidade -

A infraestrutura é constituída por três salas: um berçário, dos 4 aos 12 meses, uma sala para crianças dos 12 aos 24 meses e outra dos 24 aos 36 meses.

A proposta de valores para cálculo da mensalidade da Creche municipal mantém-se no valor fixado em 2020 pelo executivo tal como o valor da propina da matricula em 15 euros. “Os valores estão fixados e ninguém paga mais de 250 euros e ninguém pagará menos que 30 euros. Havendo uma taxa de esforço de 35 % de acordo com o Regulamento”, disse na época Miguel Borges.

Esta quarta-feira, deu ainda conta que “o edifício do Município no serviço de Ação Social/Balcão único de atendimento” será o local das matriculas “privilegiando os contactos por e-mail”.

Mantém-se igualmente a redução em 50% no valor da mensalidade para os sardoalenses, residentes e recenseados no concelho de Sardoal.

Creche Municipal. Foto: CM Sardoal

A funcionar no espaço do Jardim de Infância, onde foi instalada uma estrutura modelar equipada com as condições necessárias, a creche era uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal que foi assumida pelo Município, visto que a primeira entidade tinha informado da decisão de encerrar definitivamente essa valência no final do anterior ano letivo, a 31 de agosto de 2020.

Segundo Miguel Borges a alteração do número de vagas decorre de “uma analise técnica”. A capacidade “ideal para que a creche funcione na normalidade”, explicou.

ÁUDIO: PRESIDENTE MIGUEL BORGES

Aprovado também por unanimidade foi o pedido de mobilidade para ocupar um lugar de Educadora de Infância na Creche Municipal. De acordo com Miguel Borges trata-se de uma funcionária pública que trabalha no Município de Gavião. Aprovou-se por isso, a cessão da abertura do concurso para Técnico Superior de Educador de Infância, sendo o lugar ocupado por mobilidade.

As matriculas decorrem no período de 1 a 15 de junho.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome