Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal | Bispo presidiu ao centenário da Paróquia de Santiago de Montalegre (c/fotos e vídeo)

A freguesia de Santiago de Montalegre, em Sardoal, esteve em festa na sexta-feira, dia 8 de dezembro, no âmbito das comemorações promovidas em torno centenário da Paróquia, fundada em 1917.

- Publicidade -

Os festejos começaram com a Celebração da Missa em Honra de Santiago, o Santo Padroeiro da freguesia, presidida pelo Bispo da Diocese Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, que lembrou a importância do momento e a responsabilidade acrescida aos paroquianos, pelo centenário que coincide com o centenário das Aparições de Fátima, e pelo Bispo da Diocese que então promulgou a Paróquia, D. Manuel Conceição Mendes, religioso que está em processo de beatificação e canonização.

A apresentação do livro “Paróquia de Santiago de Montalegre: Caminho de 100 anos”, da autoria de José Martinho Gaspar, historiador, e do Padre Francisco Valente, pároco nas freguesias de Santiago de Montalegre e Alcaravela, antecedeu a peça de teatro que foi representada pelo grupo da Catequese de Santiago de Montalegre.

- Publicidade -

As comemorações continuaram com um concerto musical na Igreja Matriz com a Filarmónica União Sardoalense e com um momento de confraternização entre as centenas de pessoas que marcaram presença em Santiago de Montalegre, entre convidados, muitos populares, que encheram de calor humano o espaço da igreja e da junta de freguesia, e autarcas, como os presidentes das juntas de freguesia de Santiago de Montalegre e Carvalhal, vereadores e o presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges.

O mediotejo.net esteve em reportagem em Santiago de Montalegre e entrevistou Isidro Bernardino, do Conselho Económico da Igreja de Santiago de Montalegre, José Martinho Gaspar, historiador e co-autor do livro, em parceria com o padre Francisco Valente, que regista para a posteridade os 100 anos da Paróquia, e o Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias (ver video).

Santiago de Montalegre: os 100 anos de paróquia

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017

O salão da junta de freguesia de Santiago de Montalegre mantém em exposição até ao final do ano a mostra fotográfica “Santiago de Montalegre – Comunidade Centenária – Memórias“, e uma obra oferecida pelo artista plástico Mário Rodrigues, natural da localidade.

Fotos: Paulo Sousa

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome