Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal: As primeiras notas do Encontro Internacional de Piano (c/ vídeo)

O Encontro Internacional de Piano do Sardoal arrancou oficialmente esta sexta-feira, dia 2, com as primeiras obras a serem tocadas pelas mãos de professores e alunos da A2DV – Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne. Estivemos presentes na hora em que as melodias de Mingxin Du, Chopin, R. Shumann, M. Ravel, A. Fragoso e I. Stravinsky ecoaram pelo Centro Cultural Gil Vicente e anteciparam os momentos talentosos que se seguem até dia 6 de setembro.

- Publicidade -

O Encontro Internacional de Piano do Sardoal teve início esta sexta-feira com o primeiro de cinco momentos em que o Centro Cultural Gil Vicente abre as suas portas para receber o público da região na plateia (gratuitamente) e músicos de todo o mundo no palco para concertos e provas/audições do Prémio Sardoal Novo Talento.

Ambar Jin e Inês Martins Pereira. Fotos: mediotejo.net
Ambar Jin e Inês Martins Pereira. Fotos: mediotejo.net

- Publicidade -

Ao longo de uma hora, o piano deu som a compositores intemporais pelas mãos de alunos e professores da A2DV – Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne (Coimbra). Entre os mais novos, Ambar Jin tocou Mingxin Du e Chopin, Inês Martins Pereira optou por R. Shumann e Chopin voltou a ecoar com Marco Procacci. As escolhas dos mais experientes levaram Tomoko Kuronuma e Manuel Araújo a tocar M. Ravel, A. Fragoso e I. Stravinsky. O primeiro em conjunto e os dois últimos a solo (Manuel Araújo).

Marco Procacci e os professores Tomoko Kuronuma e Manuel Araújo. Fotos: mediotejo.net
Marco Procacci e os professores Tomoko Kuronuma e Manuel Araújo. Fotos: mediotejo.net

O talento que torna a A2DV numa das mais conceituadas escolas da Europa fica pelo Sardoal até 6 de setembro com os concertos das jovens promessas nos dias 3 e 5, intercalados pelas provas de seleção para o Prémio Sardoal Novo Talento no dia 4. No último dia realizam-se as audições finais e o concerto de encerramento na presença de Aquiles Delle Vigne, diretor artístico da A2DV e patrono desta iniciativa.

Manuel Araújo, sub-diretor artístico da academia. Fotos: mediotejo.net
Manuel Araújo, sub-diretor artístico da A2DV. Fotos: mediotejo.net

Até essa data ainda há muito piano para apreciar e propomos que comece agora com os momentos que partilhamos.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome