Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sardoal: A tradição das capelas e igrejas enfeitadas para visitar até domingo

Na tarde desta quinta-feira, dia 24 de março, as capelas e igrejas da Vila e do concelho de Sardoal abriram ao público mais bonitas do que nunca, com os tradicionais enfeites feitos com flores naturais. Uma tradição secular que acontece na Semana Santa, para ver até ao próximo domingo, dia 27.

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Sardoal organizou, na tarde desta quinta-feira, uma visita guiada pelas igrejas e capelas do concelho de Sardoal enfeitadas e que contou com a presença de diversos presidentes das autarquias do Médio Tejo.

visita capelas2
O técnico João Soares fez uma visita guiada pelas capelas e igrejas enfeitadas no Sardoal (Foto: mediotejo.net)

- Publicidade -

Pela voz de João Soares, técnico responsável pelo setor de conservação e restauro da Câmara de Sardoal, a visita começou na Igreja da Misericórdia, a mesma de onde esta noite sairá a tradicional Procissão dos Fogaréus que tem a particularidade de se realizar com a iluminação pública desligada, sendo as ruas apenas iluminadas com archotes e pelas velas dos participantes na procissão.

A segunda paragem foi na Igreja Matriz de Sardoal onde é possível apreciar as famosas obras do Mestre de Sardoal.

Capela do Espírito Santo, Capela de Nossa Senhora do Carmo, Capela de S. Sebastião e também as capelas de Sant´Ana, Santa Catarina e Senhor do Remédios encontram-se enfeitadas com incríveis tapetes de flores naturais que podem ser apreciados até ao próximo domingo de Páscoa.

A tradição de enfeitar as capelas com flores naturais é secular e uma atividade que envolve toda a população. “É um trabalho já muito antigo, que tem muitos anos, é uma forma popular de ligação às cerimónias religiosas. Toda a comunidade envolvente de cada uma das capelas e associações também que se disponibilizam nesta altura para fazer estes enfeites temáticos das diferentes capelas que temos no Sardoal”, refere Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, salientando que “é uma época muito bonita, em que as pessoas com muita alegria e emprenho que o fazem”.

Maria do Carmo Pereira, foi uma das pessoas que esteve envolvida na decoração da capela de São Sebastião. Refere que “o maior problema foi arranjar flores, mas muitas pessoas vieram entregar flores durante a tarde de ontem e depois foi todo o trabalho de as depenicar e prepara para enfeitar. Estivemos aqui até à meia-noite mas é um trabalho que dá gosto, para preservar a tradição”.

Os tapetes de flores nas igrejas e capelas são uma das iniciativas mais emblemáticas das Celebrações da Semana Santa em Sardoal e podem ser apreciados até domingo.

Pelo terceiro ano consecutivo, também as igrejas e capelas de fora da Vila estão adornadas com flores e verduras e o Município vai disponibilizar transporte para visitar estes templos nos dias 25, 26 e 27 de março, com partida do Centro Cultural Gil Vicente, pelas 14h30m.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here