Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

São Miguel do Rio Torto | Praça Eduardo Catroga e Ringue Polidesportivo inaugurados com festa

A Praça Eduardo Catroga e o Ringue Polidesportivo de São Miguel do Rio Torto vão ser inaugurados este sábado, dia 7 de abril, com várias iniciativas e festejos. Segundo um comunicado enviado pela União de Freguesias de São Miguel e Rossio ao Sul do Tejo, “o projeto só foi possível devido ao impulso decisivo de uma comissão ad-hoc de conterrâneos, dinamizada por Eduardo de Almeida Catroga, num investimento total na ordem dos 570 mil euros”. A cerimónia vai contar com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

- Publicidade -

O programa arrancou às 08h00 com alvorada e arruada da responsabilidade da Sociedade de Instrução Musical Rossiense, do Grupo de Concertinas Sons Lusitanos e da Escola de Concertinas de Dornes.

Às 11h00 ocorre a receção dos convidados na Praça Eduardo Catroga, com a inauguração oficial a decorrer meia hora depois.

- Publicidade -

Ao meio dia e meio acontece a inauguração oficial do Ringue Polidesportivo da Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto. Às 13h00 o momento solene com discursos.

O almoço, aberto à população e oferta de porco no espeto, é servido às 13h30. Às 15h00 decorrerá o descerrar de Placas Comemorativas do primeiro sócio honorário da Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto e da antiga casa de Eduardo Catroga.

Meia hora mais tarde há animação cultural com o Rancho Folclórico Casa do Povo São Miguel do Rio Torto, Grupo de Concertinas Sons Lusitanos e a Escola Concertinas de Dornes.

Às 16h30 há futebol de salão no novo polidesportivo com Os Patos versus Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto. Uma hora depois dá-se a abertura do Bar onde pode provar petiscos na Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto.

O encerramento das festas é só à noite. Às 21h30 há com espetáculo musical e baile a cargo dos Handmade e dos Semáforo.

A reconstrução em 2017 da Praça Central e do Recinto Polidesportivo em S. Miguel do Rio Torto, foi uma iniciativa conjunta da União das Freguesias de São Miguel do Rio Todo e Rossio ao Sul do Tejo e da Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto, que mereceu o apoio do Município de Abrantes, e de um conjunto alargado de entidades privadas.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Inaugurado um rinGue para a prática de boxe? Ou será (é o mais comum), um rinQue polidesportivo usado, hoje em dia, para a prática de futebol de cinco/futsal e, nalguns casos, basquetebol? Nos anos 70 / 80, um RINQUE era utilizado para a prática de hóquei em patins, por isso se explica a existência de tabelas a delimitar o recinto, tal como temos em Abrantes: na Rua de Angola (comummente conhecido por “Hóquei”) e no Rossio ao Sul do Tejo.

    Ringue: https://www.priberam.pt/dlpo/ringue

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome