A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, vai realizar no dia 8 de fevereiro, pelas 14h30, uma sessão de esclarecimentos online sobre o concurso de ideias de negócio em vigor e que está a receber candidaturas de projetos empresariais que se pretendam instalar na região da Lezíria do Tejo.
O concurso de ideias de negócio tem como objetivo estimular o lançamento de startups inovadoras na região e incentivar o investimento empresarial com a utilização de tecnologia e conhecimento. Com candidaturas abertas até 28 de fevereiro, a iniciativa atribui, ao vencedor, um prémio monetário para apoio ao desenvolvimento do projeto no valor de 2 mil euros, e de mil euros para a segunda melhor ideia.
Para além disso, todos os empreendedores selecionados terão direito a incubação com duração de três meses nas incubadoras das instituições parceiras da iniciativa e a uma bolsa mensal no valor de 700 euros por mês durante os 3 meses iniciais do período de incubação, caso sejam jovens empreendedores que desenvolvam projetos oriundos do meio académico, tendo em vista a constituição de empresas de base tecnológica e/ou assentes em forte intensidade em conhecimento e que não detenham outro rendimento quer por conta própria ou por conta de outrem.
São destinatários do concurso todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de ideias de negócio e projetos de criação de empresas, com os seguintes requisitos: exequibilidade financeira; adequação ao mercado; caráter inovador; e credibilidade das referências académicas e profissionais dos seus promotores. As ideias a concurso devem prever a constituição de uma empresa localizada num município pertencente a uma das NUT III da região Alentejo, nomeadamente Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Alentejo Central e Lezíria do Tejo.
Por forma a promover este concurso de ideias de negócio e estimular a iniciativa empresarial da região, a NERSANT tem em agenda a realização de um seminário online onde vai ar a conhecer o concurso, com enfoque na apresentação do regulamento bem como do processo de candidatura.
De referir que o concurso de ideias de negócio Business In Alentejo é uma iniciativa conjunta da NERSANT, NERPOR, NERE e NERBE/AEBAL, no âmbito do projeto BUSINESS + 2.0, cofinanciado pelo programa Alentejo2020 e FEDER e que pretende dar resposta a um conjunto de fatores críticos de competitividade regional, identificados nos diagnósticos das principais estratégias da região.
A participação nesta sessão é gratuita e está aberta a todos os detentores de ideias de negócio que pretendam fazê-las nascer na região, concretamente na região da Lezíria do Tejo.
Os interessados em conhecer de forma mais detalhada o concurso de ideias de negócio, bem como esclarecer eventuais dúvidas, devem reservar presença na segunda sessão de esclarecimentos online, através do portal Sítio do Empreendedor, em http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/agenda/concurso-de-ideias-de-negocio/194.
A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.