- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
- Publicidade -

Santarém | Mais de 170 empreendedores no II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo 

Santarém foi a capital do empreendedorismo durante dois dias. Os claustros do Convento de São Francisco e da Startup Santarém foram o palco da exposição dedicada ao empreendedorismo da região do Ribatejo. No total, mostraram-se mais de 170 empreendedores no II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo, organizado pela Nersant nos dias 29 e 30 de novembro.

- Publicidade -

Para além da atividade central – a exposição dos empreendedores do Ribatejo – o evento contou ainda com uma mostra permanente do ecossistema empreendedor da Nersant, que reuniu na nave central do Convento grande parte dos parceiros da associação empresarial no âmbito do seu apoio ao empreendedorismo.

Neste espaço, durante os dois dias do evento, cada uma das entidades participantes –  entre elas a Startup Santarém, o IAPMEI, o Shark Tank, diversas entidades bancárias e municípios da região, entre outras – tiveram bancas de apoio onde puderam apresentar o seu trabalho de apoio ao empreendedorismo.

- Publicidade -

Estiveram ainda presentes, com espaços de trabalho, diversas startups criadas com o apoio do ecossistema empreendedor da Nersant.

Paralelamente à mostra e à exposição de empreendedores, o II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo contou ainda com diversas atividades complementares, como a realização de um brokerage tecnológico, a apresentação de sessões de apoios para empreendedores, bem como seminários e workshops relacionados com a temática da inovação e do empreendedorismo.

O II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo dedicou o dia 29 de novembro à Inovação. Este dia contou com diversas
atividades relacionadas com a temática. As atividades iniciaram-se pelas 10h00 no Convento de São Francisco, onde a NERSANT realizou uma sessão de apresentação dos mecanismos disponíveis para apoiar os empreendedores da região e que contou com a participação de diversos desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Paralelamente, decorreu na Startup Santarém, entre as 10h00 e as 16h30, um Brokerage Tecnológico, evento que se caracteriza por ser um facilitador do processo de transferência de tecnologia, e que contou com a realização de dezenas de reuniões entre empresas e entidades da região.

Também na Startup Santarém, iniciou pelas 11h00, um seminário sobre Inovação e Sustentabilidade, ao abrigo do projeto Lezíria + Sustentável, que foi lançado no momento pela NERSANT e pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, parceira do projeto, e que tem como objetivo promover práticas de sustentabilidade e economia circular nas empresas.

Da parte da tarde, as atividades continuaram no Convento de São Francisco com a realização de um seminário sobre a Indústria 4.0, realizado ao abrigo do projeto Get Innovation, co-promovido pela Nersant e pelo Instituto Politécnico de Santarém, e que que tem como objetivo preparar o tecido empresarial para a integração dos princípios da Indústria 4.0.

O dia 30 de novembro foi dedicado ao Empreendedorismo. As atividades iniciaram às 10h30, no Convento de São Francisco, onde se realizou um workshop com o professor António Caldeira sobre a cogeração de ideias inovadoras, em prol de projetos de empreendedorismo de sucesso.

Paralelamente, pelas 11h00, iniciou na Startup Santarém, uma sessão de apresentação de 20 Startups Made In Ribatejo, onde cada uma delas fez um pitch de apresentação da sua ideia de negócio a diversos financiadores e/ou investidores convidados pela NERSANT para a sessão.

Da parte da tarde decorreu a sessão de encerramento do projeto Ribatejo Empreende, onde foram entregues os certificados de participação aos vencedores dos diversos concursos de ideias de negócio realizados ao abrigo do projeto, bem como os certificados de participação aos empreendedores patentes na exposição.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome