Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Santarém | Festival Nacional de Gastronomia foi apresentado na aldeia piscatória das Caneiras

Um almoço à beira Tejo, na aldeia piscatória das Caneiras, com o azeite em destaque, sinalizou na passada segunda-feira a apresentação oficial da 38.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, que vai acontecer a partir de sexta-feira em Santarém.

- Publicidade -

Sob o tema do azeite, em alinhamento com a temática da edição deste ano da Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo, que aconteceu em junho na cidade, o Festival Nacional de Gastronomia (FNG) foi apresentado como o único que assume uma dimensão nacional, com a presença, nos dez dias do evento, de restaurantes provenientes de todas as regiões do país, apostando este ano na presença de destacados chefes cozinheiros, três deles com estrela Michelin.

A refeição, servida numa das casas palafitas junto à margem do rio, foi preparada pelo chefe escalabitano Rodrigo Castelo, que antes recebeu os participantes no seu espaço de “tertúlia” para uma prova de azeites da região, um DOC com as variedades galega e cobrançosa e uma seleção, mais suave, com arbequina misturada com as outras duas variedades.

- Publicidade -

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, justificou a escolha do local com o lema que acompanha o FNG – “Descubra Santarém enquanto prova Portugal” -, sublinhando a aposta na transformação da gastronomia num “produto turístico”, inserido na estratégia de promoção turística do concelho que tem vindo a ser preparada com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O autarca afirmou que a transformação e “modernização” do FNG, nomeadamente na redução do número de dias do evento e, a prazo, com a organização a passar na totalidade para uma empresa externa ao município, se insere nessa estratégia, que terá um momento alto de divulgação na próxima edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, onde Santarém estará “com uma imagem muito forte” e uma “comunicação nova”.

Entre as transformações do festival contam-se a realização de quatro banquetes com os chefes distinguidos com Estrela Michelin, Tiago Bonito (26 outubro), Vítor Matos (dia 27) e Joachim Koerper (02 novembro), e ainda pela “revelação ribatejana Rodrigo Castelo”.

Declarando-se “muito lisonjeado e orgulhoso com o convite” que lhe foi feito, Rodrigo Castelo revelou que o banquete que vai servir na noite de 03 de novembro “esgotou em três dias, sinal de que a gastronomia de Santarém é reconhecida”.

O chefe da Taberna Ó Balcão inspirou-se na gastronomia dos 21 concelhos do distrito de Santarém, que vai dar a provar em 21 míni ‘snacks’ servidos num ‘puzzle’ de madeira, colocados em cima do espaço que representa o respetivo concelho, culminando em Santarém, com um prato criado para oferecer ao município, “coração de touro bravo em vinho tinto, um coração escalabitano”, declarou.

Rodrigo Castelo estará ainda no júri que vai avaliar os melhores pratos inspirados em azeite numa competição entre os antigos vencedores do concurso nacional “Jovem Talento de Gastronomia”, que, no dia 31, atribuirá o prémio “Modernidade e Tradição”, decorrendo, dois dias antes, a entrega dos prémios “Great Taste Awards Portugal”.

Nos 12 restaurantes presentes no evento serão dadas a provar “especialidades de norte a sul do país e das ilhas dos Açores e da Madeira” e nas tasquinhas típicas os produtos regionais, vinhos e doçarias.

Ao longo dos dez dias irão realizar-se aulas de cozinha, demonstrações de cozinha ao vivo, conversas sobre vinho e provas harmonizadas.

Com programação própria, os municípios produtores de azeite Mirandela, Moura, Marvão e Castelo Branco e ainda a Região dos Açores vão apresentar-se, em dias distintos, oferecendo degustações gastronómicas para “descobrir e apreciar o azeite”.

O festival é este ano organizado pela empresa municipal Viver Santarém, com produção da Essência do Vinho e parceria da Câmara Municipal de Santarém e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome