Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Santarém | “As Faces da Arte” no Fórum Mário Viegas

“As Faces da Arte – Discursos do Sagrado e do Profano na Arte Sacra Ribatejana” é o tema da palestra a cargo do antropólogo Aurélio Lopes (IELT-FCSH-UNL) e do historiador de arte Vítor Serrão (ARTIS-IHAS-FLUL) que vai ter lugar este sábado, dia 24 de fevereiro, às 16:00, no Centro Cultural Regional de Santarém – Fórum Mário Viegas.

- Publicidade -

Esta iniciativa cultural pretende revelar e relevar as valências multifacetadas que a arte sacra incorpora. A análise de partida incide sobre três peças de arte sacra escolhidas de entre o espólio existente no “Museu Diocesano de Santarém”: uma pintura em tela seiscentista, um “trono de graça” e, por fim, um “relicário”.

A partir destas obras vão ser debatidas temáticas como o imaculismo mariano, a simbólica trinitária e espiritista, os potenciais místicos e míticos da virgindade ou o culto das relíquias.

- Publicidade -

Nas palavras de Aurélio Lopes, “São assim perspectivas históricas, estilísticas, sociológicas e antropológicas que causalidades tradicionais, teológicas e socioculturais enformam e explicam.”

Comecei numa das primeiras rádios locais do País, nos idos anos ‘80, passei pelas (então) novas áreas da informática, a par dos estudos da faculdade, e dediquei duas décadas à banca de investimento, até a Troika decidir mudar-me a vida. Troquei a capital por Abrantes e os números pelas letras. Não gosto do acordo ortográfico, continuarei a usar os "P" e dos "C", mesmo que não se leiam. A par da gestão e produção de vários projetos do grupo editorial do mediotejo.net fui desenvolvendo uma receita de compota de pimento que foi premiada em 2017 pela Inov’Linea e dois anos depois abri um espaço de restauração no centro histórico de Abrantes onde sirvo diariamente refeições com dois ingredientes especiais: amor e carinho.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome