Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Santa Margarida | Exército demonstra capacidades militares ao novo Ministro da Defesa Nacional (C/fotogaleria)

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, foi recebido na manhã de sexta-feira, dia 16, pelo Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), General Nunes da Fonseca, acompanhado pelo anfitrião, Brigadeiro General Mendes Ferrão, Comandante da Brigada Mecanizada (BrigMec), no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, onde lhes foram prestadas as Honras Militares Regulamentares.

- Publicidade -

Brigadeiro General Mendes Ferrão, comandante da BrigMec recebe o MDN.

Seguiu-se um brífingue sobre a missão, estrutura, meios e capacidades do Exército Português. João Gomes Cravinho recebeu ainda os cumprimentos da cadeia de comando do Exército.

- Publicidade -

Na Carreira de Tiro de D.Pedro assistiu a uma demonstração de forças a cargo das três Brigadas operacionais com utilização de fogos reais.

SOGA-Saltadores Operacionais de Grande Altitude.

A sessão iniciou-se com a largada de uma equipa de percursores paraquedistas a cargo dos SOGA (Saltadores Operacionais de Grande Altitude) e uma ação combinada de Operações Especiais e Comandos. Foi a participação dos meios ligeiros da Brigada de Reação Rápida.

Operações Especiais.

A Brigada de Intervenção, utilizando meios médios como a famosa Pandur, “repeliu e neutralizou o inimigo” simulando ainda uma Evacuação Sanitária.

Para o final ficaram os meios pesados da Brigada Mecanizada. Foi tempo dos M113, os Leopard e a artilharia auto propulsada assumirem o protagonismo.

Carro de Combate Leopard executa tiro real.

No final, dirigindo-se aos militares em formatura, o Ministro salientou:
“Quero dirigir uma palavra de agradecimento e de reconhecimento. Agradecimento por este exercício de demonstração de projeção de força e reconhecimento por todo o trabalho que fazem quotidianamente, todo o treino que fazem e toda a capacitação em que ao longo dos tempos estão envolvidos de forma a honrar o nome de Portugal”.

Gomes Cravinho falou aos militares em formatura.

João Gomes Cravinho realçou que “é isso que têm feito nas nossas Forças Nacionais Destacadas, nos vários Teatros de Operações, em muitos casos preparadas aqui em de Santa Margarida”.

“Santa Margarida é o mais importante Campo Militar de Portugal e não se pode ser Ministro da Defesa sem se visitar Santa Margarida”, continuou Gomes Cravinho.

“Desde sempre Santa Margarida faz parte do meu imaginário e é um prazer redobrado conhecer pessoalmente o Campo Militar, conhecer as capacidades que aqui se desenvolvem, a formação e a preparação que se fazem para a efetividade da projeção de forças”. A sessão terminou com uma Conferência de Imprensa.

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome