Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Setembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“Sabia que…..?” por Vânia Grácio

Quando o mediotejo.net arrancou, os manos Fonseca tiveram a amabilidade de me dar um espaço para falar do que faço no dia-a-dia na área social, na intervenção com famílias e com crianças e jovens. Com esta crónica semanal, fui ouvindo outras opiniões semelhantes ou diferentes da minha, que me ajudam também a criar espírito crítico sobre o que vai acontecendo na nossa sociedade e o que deve ser feito de maneira diferente. O meu obrigado por isso à Patrícia e ao Mário Rui, mas também a quem lê as minhas crónicas.

- Publicidade -

Esta semana, não vão com certeza importar-se que aproveite o meu “espaço de antena” para falar da Entidade onde trabalho e vão perdoar-me qualquer falta de modéstia da minha parte. Pela natureza do trabalho que desenvolvemos, não saem manchetes jornalísticas diariamente sobre quem ajudamos, ou o tipo de respostas que temos, pelo que muitas vezes sou abordada com questões sobre o que fazemos. Então, quando me perguntam porque é que uma entidade com apenas 9 anos de existência já foi diversas vezes reconhecida e apoiada pela sua comunidade eu respondo:

Sabia que a Associação Vidas Cruzadas é membro da Comissão Social de Freguesia de Tramagal, do Conselho Local de Ação Social e do Núcleo Local de Inserção que acompanha Beneficiários do Rendimento Social de Inserção? E que trabalha em articulação com as diferentes entidades da comunidade, sejam públicas ou privadas?

- Publicidade -

Sabia que a Associação, tem um serviço que trabalha com famílias com crianças e jovens e que as apoia nos desafios de ser pai e mãe, que as ajuda a ultrapassar dificuldades diárias a diferentes níveis, que as ajuda a resolver conflitos em situações de divórcio, que as ajuda a restabelecer e/ou manter laços afetivos, que as ajuda a criar condições para que as crianças que lhes foram retiradas voltem a casa?

Sabia que a Associação trabalha em estreita articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e com a Equipa Multidisciplinar de Assessoria aos Tribunais? E Sabia que tem uma equipa especializada em diferentes áreas de intervenção, como por exemplo o Abuso Sexual de crianças e jovens e a intervenção com vítimas de violência?

Sabia que a Associação tem um projeto que apadrinha crianças do concelho com dificuldades económicas, em situações pontuais?

Sabia que a Associação é uma das cinco entidades fundadoras da Rede Especializada de Intervenção na Violência, que trabalha para apoiar vítimas de Violência Doméstica no concelho?

Sabia que a Associação tem uma Loja Social, sedeada em Tramagal, mas que dá apoio a mais de 700 pessoas de todo o concelho e que vai todos os meses às restantes freguesias, com uma carrinha, levando roupas e calçado a quem delas precisa?

Sabia que a Associação desde 2012 tem um Banco de Livros Escolares que abrange todo o concelho (e não só), permitindo que todas as pessoas possam entregar e levar livros gratuitamente?

Sabia que a Associação é responsável pelo Centro de Recursos de Ajudas Técnicas, em parceria com o Município, o Hospital e o Centro de Saúde, e cede gratuitamente equipamento a doentes em recuperação?

Sabia que a Associação é responsável pelo Atendimento e Acompanhamento Social de todo o concelho de Abrantes, dirigido a pessoas em situação de vulnerabilidade económica, idosos, sem abrigo, pessoas com deficiência e incapacidade, comportamentos aditivos, emergência social, imigrantes, entre outras situações?

Sabia que a Associação é uma das entidades dinamizadoras do Projeto Bairro conVida, que funciona no Edifício Millenium?

Sabia que a Associação foi homenageada pelo Grupo BNI Estratégia, por ser entendimento daqueles empresários que temos uma participação ativa na nossa comunidade, tal como já tinha sido considerado pela Antena Livre/ Jornal de Abrantes, pela Freguesia de Tramagal em representação da comunidade Tramagalense e o foi mais recentemente, pelo Município em representação da comunidade abrantina?

Sabia que restaurámos a máquina de cinema do TTL em Tramagal e desde 2007 fazemos cinema ao ar livre na Esplanada do Teatro Tramagalense?

Sabia que somos uma Associação Tramagalense, mas que prestamos apoio a todo o concelho de Abrantes e que por isso temos vários polos de atendimento/ intervenção, para além de um serviço itinerante?

Sabia a Associação emprega 9 pessoas e que a maioria dos elementos dos órgãos sociais são mulheres? Sabia que todas as nossas respostas sociais são gratuitas? E muito mais havia para dizer….

Não sabia? Pois agora já ficou a saber que a Associação Vidas Cruzadas, pode não mudar o concelho, mas faz a sua parte!

 

 

Vânia Grácio é Assistente Social e Mediadora Familiar e de Conflitos.
Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Bissaya Barreto e Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga. Pós Graduada em Proteção de Menores pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em Gestão de Instituições de Ação Social pelo ISLA. Especializou-se na área da Mediação de Conflitos pelo Instituto Português de Mediação Familiar e de Conflitos.
Trabalha na área da Proteção dos Direitos da Criança e da Promoção da Parentalidade Positiva. Coloca um pouco de si em tudo o que faz e acredita que ainda é possível ver o mundo com “lentes cor-de-rosa”. Gosta de viajar e de partilhar momentos com a família e com os amigos (as). Escreve no mediotejo.net ao sábado.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome