Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Rui Duarte Catana, a história do influenciador português de 130 mil seguidores

Há um antes e um depois de 2015 na biografia de Rui Duarte Catana. Nesse ano, o homem por trás da agora famosa conta de Instagram @ruiduartecatana começou a trabalhar com o treinador Luís Postiga e a dedicar-se intensamente ao fitness.

O motivo que o levou a dedicar-se a esse desporto – e estilo de vida – é tocante para qualquer ser humano minimamente empático. Depois de muitos anos a sofrer com problemas de autoestima e complexos devido à sua magreza, certo dia Rui sentiu dificuldades para levar a sua filha de 5 anos ao colo. Esse foi o momento de viragem. E que viragem! 

Seis anos volvidos e tudo mudou na vida de Rui Duarte Catana. É, atualmente, modelo de fitness e uma estrela maior fixada entre a constelação do Instagram nacional, com 130 mil seguidores. 

Os números são absolutamente incríveis: de acordo com o site Starngage, dedicado a métricas no Instagram, Rui está no topo do ranking do Instagram em Portugal na categoria de Educação.

Para além disso é 11º na categoria de Saúde e Fitness, e 32º na categoria de moda. Lembre-se que neste ranking Rui é acompanhado por várias celebridades cuja fama transita da televisão para as redes sociais, o que reforça ainda mais o seu estatuto de influenciador. 

Os números de Rui Duarte Catana no Instagram
(Dados: Starngage.com)

Número de seguidores no Instagram 129,442 mil

Taxa de engagement no Instagram 3.60%

Ranking Global no Instagram 178,323

Ranking Nacional no Instagram 200,186

Engagement por género no Instagram 35.3% feminino | 64,7% masculino

Nas suas redes sociais Rui Duarte Catana partilha conteúdos sobre fitness e bem-estar. No seu Insta – que alimenta sem parar desde 2017 – podemos testemunhar momentos em família, treino e competições, bem como várias frases motivacionais. 

Por último, mas não menos importante, Rui partilha fotos de ensaios fotográficos com muitas poses e pouca roupa – para gáudio dos seus imensos fãs. A sua primeira sessão fotográfica foi em 2018. 

Um ponto alto na história recente de Rui Duarte Catana foi também a participação na competição Mr. Universe. Em 2020, o modelo de fitness luso obteve um 5º lugar na categoria de Mensphysique Masters + 40 anos naquela famosa competição. “Do ponto de vista de classificação considero muito aquém das expectativas, não refletindo minimamente o trabalho desenvolvido. Porém, do ponto de vista pessoal considero ter sido um vencedor. Aquele Rui inseguro de outros tempos que mal conseguia fitar os seus pares não deu sinais de vida. Mantive-me calmo, aproveitei cada momento, senti-me confortável e, o melhor de tudo, senti o carinho e o apoio daquela que considero a melhor equipa do mundo #teamPostiga”, referiu então no seu Instagram sobre a sua participação neste evento.

Rui Duarte Catana também é life coach, isto é, alguém que ajuda, motiva e inspira quem procura novas realizações profissionais e profissionais na sua vida. E que melhor história do que a sua para partilhar?

Até porque, diz Rui, “nunca é tarde para começar, mas quanto mais cedo começarmos mais iremos usufruir da mudança.” Uma faceta de Rui para a qual também vale a pena olhar. Mas há mais – muito mais. 

O homem por trás dos holofotes 

Há um pai e marido por trás desta história de sucesso. Rui é casado e tem três filhas. Nasceu em Lisboa no ano de 1978, e cresceu na vila da Venda do Pinheiro, concelho de Mafra. É CEO da Álvaro Duarte & Associados, empresa na qual fez carreira – de técnico de patentes até à respetiva liderança. 

Tem uma licenciatura em Engenharia Biotecnológica na Universidade Lusófona e uma pós-graduação em Propriedade Industrial na Universidade Moderna de Lisboa, tendo ainda publicado vários trabalhos para prestigiadas revistas académicas. 

O modelo de fitness, life coach, CEO e influenciador gosta de música e viagens e tem como inspiração Ghandi e Papa Francisco. Admira nomes como Paulo Mozy, Fernando Sardinha, Renato Cariani e Bahij Kaddoura. 

Como desportista que é, Rui Duarte Catana tem particular atenção ao que come, mas não deixa de ser um bom prato. Gosta de comida asiática e portuguesa, particularmente frango com caril, bacalhau espiritual, sushi, gaeng gaeng e bobó de camarão. 

 A história de Rui Duarte Catana é, sem dúvida, um exemplo para todos. Um exemplo de luta, persistência e trabalho, e que nos lembra que nem tudo o que se vê nas redes sociais resulta de vidas douradas e isentas de dificuldades. Uma história que, sem dúvida, vale a pena continuar a seguir.