Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Rotas de Mação quer apelar à consciência ambiental e dar o exemplo com projeto Planeta A

Os voluntários da futura associação Rotas de Mação deram os primeiros passos na caminhada pela sustentabilidade e consciencialização para a preservação e proteção do meio ambiente e da Natureza em estado puro que o projeto quer dar a conhecer, abrindo trilhos ao mundo inteiro com a dinâmica dos percursos e rotas pedestres concelhios.

- Publicidade -

No dia 12 de dezembro, na Bica da Cabroeira, em Envendos, arrancou a primeira ação de limpeza e recolha de lixo no âmbito do projeto Planeta A, que “pretende dar a conhecer aquilo que a natureza humana não deve e não pode fazer com o planeta”, isto é, continuar a poluir e a depositar lixo e monos domésticos em espaço florestal e rural, sem dó nem piedade.

“Não podemos apontar o dedo a outros e continuarmos a tratar o planeta onde vivemos desta forma. As Rotas de Mação, como associação maior do concelho, pretendem pelo exemplo aglutinar um conjunto de forças visando a limpeza, proteção, mas sobretudo consciencializar coletivamente que todo o lixo que fazemos, não o devemos depositar nos locais por onde passamos e muito menos «deitar fora»”, referem os responsáveis.

- Publicidade -

A associação espera que, logo que em janeiro arranque a sua atividade para os próximos quatro anos, se comecem a realizar eventos coletivos organizados de limpeza e recolha de lixo e resíduos, “em média um evento por mês”, considerando que esta primeira iniciativa foi “a primeira de muitas”.

A mensagem que querem passar é clara e objetiva: “o meu lixo trago comigo, não deixo para os outros”.

O grupo de trabalho pretende “mudar Mação pelo exemplo, e fazer Mação de exemplo na temática da sustentabilidade, alertando a comunidade, os visitantes e turistas, que “quando forem colocar o lixo lá fora, não existe lá fora, pois não existe planeta B”.

A iniciativa de limpeza e recolha de lixo na Bica da Cabroeira, em Envendos, decorreu durante caminhada dos voluntários por pontos de interesse e trilhos onde irá nascer o novo percurso pedestre na freguesia, tendo contado com apoio do Centro Cultural e Social de Vale da Mua, Associação Cultural e Recreativa da Zimbreira, Centro Cultural e Recreativo dos Envendos, FOCO – Envendos, Pedro Pereira (Puzzle Proeza) e da Junta de Freguesia de Envendos e Município de Mação.

O lixo segue depois para recolha com apoio das juntas de freguesia e do município de Mação, que deslocam os serviços a um ponto a combinar para o efeito.

Notícia relacionada:

Associação Rotas de Mação com sede física e a caminho da constituição formal

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome