Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Rotary Club de Abrantes recebeu Governador Abílio Lopes

O Rotary Club de Abrantes (RCA) promoveu na terça-feira, a propósito da visita oficial do Governador do Distrito Rotário 1960, Abílio Lopes, uma visita à delegação da Liga Contra o Cancro da cidade e à Câmara Municipal de Abrantes para apresentação de cumprimentos, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao que se seguiu um jantar convívio.

- Publicidade -

O governador foi acompanhado pela presidente do RCA, Joana de Faria Maia e demais elementos rotários, inclusivé jovens do Interact Club de Abrantes. Celeste Simão, vereadora da CMA com o pelouro da Educação e Ação social, recebeu os rotários  e “enalteceu a boa parceria entre as duas entidades nas ações a favor da comunidade local referindo, entre outras, a parceria para atribuição de bolsas de estudos a estudantes universitários cujas famílias se encontrem em situação de dificuldade económica”, avança a autarquia.

A Câmara Municipal irá transferir 23.500.00 euros para o Rotary Club de Abrantes que operacionaliza o processo, tendo-se registado este ano 52 novas candidaturas e 12 recandidaturas.

- Publicidade -

Em declarações ao mediotejo.net, Joana Maia, presidente do RCA, mostrou estar satisfeita com a visita do governador Abílio Lopes, considerando uma motivação para os projetos e ações futuras.

Abílio Lopes pôde inteirar-se dos projetos e apoios em curso, que têm vindo a ser desenvolvidos pelo Rotary Club abrantino. “A visita à Liga Contra o Cancro serviu para mostrar enquanto um exemplo da nossa atuação, no apoio a projetos, ao nosso governador, o representante máximo dos rotários do Distrito 1960. Entre um dos projetos, optámos por apresentar este”, disse.

Durante a saudação das bandeiras, no jantar convívio dos rotários abrantinos. Foto: Humberto Lopes
Durante a saudação das bandeiras, no jantar convívio dos rotários abrantinos. Foto: Humberto Lopes

Joana de Faria Maia acrescentou que se encontram em curso projetos que espera serem implementados no futuro, estando em conversação com vários parceiros.

“Existem vários projetos, esperemos ter sucesso no seu desenvolvimento, mas neste momento ainda estão em curso (…) Haverão novidades, provavelmente até fim do ano conseguiremos, mas ainda estamos a negociar e a obter patrocínios”, explicou a responsável pelo clube.

No que toca à habitual atribuição de bolsas de estudo, a presidente referiu com agrado ter havido “um aumento de recandidaturas e novas candidaturas” em relação ao ano anterior.

Aquando do início de funções, em entrevista ao mediotejo.net, Joana Maia, notária de profissão, frisou a importância dada pelo RCA “à formação dos estudantes e jovens”. Na altura, a presidente referiu que o Rotary Club “é a única associação que promove um curso de liderança, que tem centenas de bolsas de estudo atribuídas a jovens (…) 150 bolsas aproximadamente, muita gente que se ajuda e projeta para o futuro”.

O crescimento em termos pessoais e profissionais são tidos em conta nos apoios dados aos jovens, com uma “perspetiva de autonomia, co-responsabilidade e ética profissional, portanto é nesse sentido de lançar para o futuro”, valores igualmente transmitidos aos grupos rotários mais novos: o Interact e o Rotaract.

Recorde-se que o Rotary Club abrantino está a ser presidido pela primeira vez, em 35 anos, por uma mulher. Joana de Faria Maia assumiu o cargo a partir de 1 de julho, tendo o mandato 1 ano de duração.

 

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -