Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Rotary Club de Abrantes homenageia Tenente-Coronel Zagalo

O Tenente-Coronel Paulo de Jesus Pereira Zagalo é homenageado esta sexta-feira, dia 26 de agosto, pelo Rotary Club de Abrantes (RCA), num jantar que reúne familiares, amigos e diversas entidades que se associam ao reconhecimento público da sua passagem por Abrantes.

- Publicidade -

Comandante do Núcleo Preparatório do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) desde a sua criação, em outubro de 2013, este militar com largo currículo profissional e académico tem-se destacado pelo seu envolvimento na comunidade abrantina, nomeadamente nas atividades do RCA.

Em nota de imprensa, o clube rotário de Abrantes destaca a sua colaboração com a organização dos Cursos de Liderança do RCA, uma iniciativa que vai na sua sétima edição e que envolveu já várias dezenas de jovens.

- Publicidade -

Com esta iniciativa, para além de apoiar a comunidade promovendo, em especial, ações relacionadas com a educação, com a saúde, com a solidariedade e com o companheirismo, os membros deste clube pretendem reconhecer também aqueles que são seus parceiros no cumprimento destes objetivos.

Em 1995 o Comandante Zagalo foi colocado, por opção, na Escola Prática de Cavalaria.

Foi promovido a Major em 2000, tendo iniciado nesse ano a frequência do Curso de Estado-Maior, após o que foi colocado no Estado-Maior do Exército. De 2002 a 2005 esteve colocado no Estado-Maior-General das Forças Armadas, na Divisão de Recursos, como Adjunto da Repartição de Pessoal, tendo sido promovido a Tenente-Coronel em 2005.

Em 2008 regressou à Escola Prática de Cavalaria, e desempenhou as funções de Chefe da Secção de Operações, Informações e Segurança, Comandante do Grupo de Formação e Diretor de Formação. De dezembro de 2011 a 30 de setembro de 2013 foi 2º Comandante da EPC e, entre 20 de março e 30 de setembro de 2013, Comandante em Exercício de Funções.

Paulo Zagalo conta com dez louvores, cinco referências elogiosas e nove condecorações. É Mestre, pela Academia Militar, em Ciências Militares, e frequentou o Military Police Advanced Course nos Estados Unidos da América.

Da sua experiência em Quartéis-Generais internacionais destaca-se a comissão na EUROFOR, em Itália, onde foi Chefe da Secção de Procedimentos e Operações Correntes e, posteriormente, Chefe da Secção de Planos; e na EUFOR, na Bósnia-Herzegovina, desempenhando a função de Deputy JOC Director e Shift Director.

Participou e participa em vários Grupos de Trabalho nacionais e internacionais, de que merece destaque a activação do Quartel-General Conjunto e Combinado de Operações Especiais e o Land Capabilities Group Land Engagement da NATO.

Do seu percurso formativo constam ainda o Curso de Operações Irregulares, Curso de Defesa Nuclear, Biológica e Química, Curso de Acompanhantes Locais da UNAVE, Curso de Gestão do Espaço Aéreo, Curso de Planeamento Civil de Emergência e Curso de Gestão Civil de Crises (pelo Instituto de Defesa Nacional), Curso de Segurança de Matérias Classificadas (pela Autoridade Nacional de Segurança), o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, o Curso de Cooperação Civil-Militar (nível tático-operacional) e o NATO Staff Officers Orientation Course, pela Escola NATO, em Obberamergau, na Alemanha.

É autor e co-autor de trabalhos que foram publicados em diversas revistas nacionais e foi conferencista convidado em vários seminários, nacionais e internacionais, sobre assuntos de “Segurança e Defesa”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome