Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

“Rolha”, por Armando Fernandes

Não vou dissertar acerca da lei da «rolha » através dos tempos, muito menos relativamente aos notórios e alguns notáveis carcereiros da repressão do pensamento através da famigerada rolha repressora, pura e simplesmente lembrar a existência de vários tipo de rolha cilíndrica ou em forma de cone cuja finalidade é «rolhar» garrafas, frascos e todos os demais recipientes a necessitarem de conservarem os líquidos que encerram.

- Publicidade -

Rolhas podem ser de metal, madeira, cristal, plástico ou de cortiça. No entanto, permito-me defender a utilização exclusiva e o emprego de rolhas de cortiça no engarrafamento dos vinhos, o que nem sempre acontece em vários países produtores, incluindo Portugal, grande produtor de cortiça.

Durante alguns anos trabalhei no projecto – Observatório do Sobreiro e da Cortiça –, que hoje se mostra na periferia de Coruche, no decurso da execução do projecto aprendi a testar a diferença para melhor, muito melhor, das rolhas de cortiça relativamente a outras rolhas, e não só para os vinhos.

- Publicidade -

A mesma qualidade da casca dos sobreiros é a ideal no engarrafamento de todo o género de bebidas espirituosas, a principiar pelos uísques de grande categoria, logicamente, de qualidade elevada, os quais não devem ser atraiçoados com gelo, quando muito com água lisa, de forma moderada.

Também as aguardentes da mesma classe das águas de vida de frutas, cereais e tubérculos, justificam rolhas de cortiça.

E, o leitor lembre-se: o rato roeu a rolha do rei da Rússia!

Armando Fernandes é um gastrónomo dedicado, estudioso das raízes culturais do que chega à nossa mesa. Já publicou vários livros sobre o tema e o seu "À Mesa em Mação", editado em 2014, ganhou o Prémio Internacional de Literatura Gastronómica ("Prix de la Littérature Gastronomique"), atribuído em Paris.
Escreve no mediotejo.net aos domingos

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome